quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Quatro clubes têm novos recordistas de gols após o Brasileirão de 2012


O aumento do número de jogos no Campeonato Brasileiro desde que os pontos corridos foram implementados redundou numa maior frequência de recordes quebrados - tanto pessoais como coletivos - na história da Série A da competição. Os gols mais uma vez são o tema que mais teve marcas superadas. Além de ter sido o artilheiro do campeonato com 20 gols, Fred se tornou o maior goleador da história do Fluminense na principal competição do país: 59 no total. O centroavante deixou Magno Alves para trás. O Magnata marcou 43 vezes com a camisa tricolor na elite do futebol brasileiro. Os dados partem de 1971, ano em que o torneio começou a ser chamado de Campeonato Brasileiro.


Fred atacante do Fluminense (Foto: AFP)Fred faz história com a camisa do Fluminense: campeão, artilheiro e recordista (Foto: AFP)


O mesmo recorde foi alcançado por outros três jogadores em seus respectivos clubes. Aloísio chegou a 18 gols pelo Figueira, desbancou o ex-craque Edmundo e passou a liderar a lista de artilheiros do clube catarinense no Brasileirão. Luis Fabiano deixou Serginho Chulapa para trás e encabeça o ranking entre os são-paulinos. São 89 gols do Fabuloso pelo Tricolor na Série A. No Santos, Neymar escreveu mais um capítulo de sua brilhante e promissora trajetória ao ultrapassar Kléber Pereira: 54 a 51.


Penúltimo colocado e rebaixado para a Segundona, o Atlético-GO acumulou marcas negativas durante as 38 rodadas. Além de ter vivido a sua maior sequência de jogos sem vitórias, o Dragão conseguiu a proeza de igualar a sua maior goleada sofrida, ter o seu menor público como mandante e a pior defesa em média de gols de sua história na elite. O lado bom na campanha do clube goiano foi a ampliação da marca do goleiro Márcio, que agora tem 107 jogos com a camisa rubro-negra na Primeira Divisão.


O campeão Fluminense jamais havia vencido 22 vezes na mesma edição do Brasileirão. Mais um dado impressionante na linda campanha tricolor. Entre os técnicos, Tite e Felipão gravaram mais uma vez os seus nomes nas histórias de Corinthians e Palmeiras, respectivamente. Ninguém treinou mais esses clubes paulistas do que a dupla de gaúchos.


Quatro recordes gerais da competição foram batidos neste ano. Rogério Ceni chegou a 482 partidas pelo Brasileiro. Ninguém atuou mais vezes do que o ídolo são-paulino na Série A. O técnico Vanderlei Luxemburgo ampliou duas marcas que já era dono do pedaço. Luxa tem agora 610 partidas à beira do campo no Brasileirão e 295 vitórias.


Geninho portuguesa treino (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Geninho é recordista por treinar mais clubes distintos na Série A (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)


Ao comandar a Portuguesa, Geninho já disputou o certame como técnico de 17 times diferentes. Valdyr Espinosa e Emerson Leão ficaram para trás, com 16 clubes no currículo. Vale ressaltar sempre que todas as curiosidades se referem exclusivamente a jogos do Campeonato Brasileiro.



Veja os recordes batidos no Brasileiro de 2012:


info recordes times (Foto: arte esporte)