Mena, de azul, é titular da Universidad de Chile
(Foto: Agência Reuters)
O lateral-esquerdo Eugenio Mena, da Universidad de Chile, está perto do Santos. Detalhes, como os exames médicos, separam o jogador de ser reforço do Peixe para 2013. O Alvinegro pode desembolsar algo em torno de US$ 3,5 milhões (aproximadamente R$ 7,3 milhões) para contar com o defensor chileno, de 24 anos.
No Chile, a saída de Mena é dada como certa. Técnico da La U, Darío Franco admitiu à rádio chilena "ADN" que o lateral está de malas prontas.
- Sabemos que Mena se vai. Trata-se de uma venda, não é que eu não o tenha em conta - disse Franco.
O vice-presidente santista (e mandatário em exercício, já que o presidente Luis Alvaro Oliveira Ribeiro está de licença médica), Odílio Rodrigues admite o interesse do Alvinegro por Mena e confirma que houve contato do Peixe com os chilenos para contratação do jogador. Apesar disso, ele despista e nega que as conversas tenham evoluído.
- É um jogador que tivemos interesse, mas não se chegou a um acordo. Fizemos contato, houve conversações, falamos de números, mas não evoluiu, não tem nada encaminhado - resumiu.
Titular da Universidad de Chile, com quem tem contrato até 2015, Mena tem 60% de seus direitos econômicos vinculados à equipe chilena, enquanto 40% pertencem ao Santiago Wanderers, ex-clube do lateral. Pelo atual time, o jogador disputou 47 partidas em 2012, marcando quatro gols.
Recentemente, o Santos renovou contrato com Léo, 37 anos e titular da lateral esquerda. Além dele, o Peixe tem, no elenco, outros dois nomes para a posição: Paulo Henrique e Gerson Magrão. O primeiro, formado na base, pouco atuou em 2012 por conta de uma lesão. Já o segundo, que também atua como volante, não convenceu o técnico Muricy Ramalho.
Até o momento, somente um reforço já foi anunciado no Santos: o zagueiro Neto, ex-Guarani. Além dele, o Peixe está fechado com Renê Júnior (ex-Ponte Preta) e Guilherme Santos (ex-Atlético-MG, disputou o último Campeonato Brasileiro pelo Figueirense) - este último, aliás, também lateral-esquerdo.
Segundo Luis Alvaro, além da dupla, o Alvinegro estava próximo de confirmar um "terceiro reforço" para 2013. Além de Mena, o Peixe também tenta a contratação de Robinho (do Milan) e Montillo (do Cruzeiro), alvos tidos como difíceis pela diretoria.
Clique e veja vídeos do Santos