domingo, 16 de dezembro de 2012

Muricy promete subir, no mínimo, seis jogadores da base em 2013


Bruno Cassucci e Marcio Porto - 16/12/2012 - 07:00 São Paulo (SP)


Emerson, Givanildo, Geuvanio, Pedro Castro, Leandrinho e Gustavo - Santos (Fotos: Divulgação/SFC)


O técnico Muricy Ramalho já decidiu que irá promover ao time principal do Santos em 2013 seis jogadores que têm se destacado no time sub-20: o lateral-esquerdo Emerson Palmieri (18 anos), o zagueiro Gustavo Henrique (19), os meias Leandrinho (19) e Pedro Castro (19) e os atacantes Geuvânio (20) e Givanildo, o Giva (19). Com exceção do último, todos já passaram pela equipe profissional, mas tiveram poucas oportunidades.


A tendência é que eles sejam mais aproveitados, mas, a princípio, na reserva. Além deles, outros garotos podem subir. Para escolhê-los, Muricy aguarda a Copa São Paulo, que acontece em janeiro.


– São atletas que a gente está de olho. Eles vão ter mais um vestibular, na Copinha e em Porto Alegre (no Campeonato Brasileiro Sub-20, que está em andamento). Por isso, estamos mantendo esse time lá – justificou o treinador, que mesmo com desfalques nas últimas rodadas do Brasileiro não quis desfalcar os juniores, que sagraram-se campeões do Paulista da categoria.


O lateral-direito Douglas, o zagueiro Jubal, o volante Lucas Otávio e o meia Léo Cittadini são outros jovens da base que têm chamado a atenção e vêm sendo pedidos pela torcida no time principal.


Muricy deixa claro, porém, que a promoção dos meninos não substitui a necessidade de contratações. Para que os prodígios rendam bem, o treinador entende que é preciso a companhia de “feras”. A diretoria compactua com a ideia.


– Um bom elenco é formado com a mescla de jovens e experientes jogadores – comentou o vice-presidente santista, Odílio Rodrigues.


Desde que chegou à Vila Belmiro, em abril do ano passado, Muricy é muito cobrado por torcedores, conselheiros e até dirigentes santistas, que entendem que ele aproveita pouco as crias da base. O principal jovem jogador que ele revelou em sua passagem pelo clube é Victor Andrade. O treinador, porém, tem feito diversas críticas e cobranças públicas ao atleta, de 17 anos, que recentemente foi rebaixado novamente para o time sub-20.


Muitos não interessam


Se por um lado Muricy promete dar chances a seis garotos, por outro o treinador já avisou a diretoria que não conta com mais de uma dezena de jovens jogadores do grupo. Dimba, Rafael Caldeira e Crystian, por exemplo, já foram emprestados para o Botafogo-SP, Thiago Alves foi cedido ao América-MG e Anderson Carvalho jogará o Paulistão pelo Penapolense.


O goleiro Felipe e o meia Breitner, que voltam de empréstimo, também não interessam.


Já o volante Alan Santos, de 21 anos, que poderia também ser emprestado para o Botafogo-SP, será mantido no clube em 2013 a pedido do treinador santista.