O Santos FC concentra em sua galeria de troféus 20 títulos Paulista. Por uma dessas coincidências do futebol, por duas vezes em sua centenária trajetória, a equipe santista levantou o caneco do certame bandeirantes em um 13 de dezembro. Ambas as conquistas vieram na Década de Ouro. A primeira delas foi em 1961, representando o sexto título estadual do Peixe. A segunda veio em 1964, consagrando o Alvinegro Praiano como campeão paulista pela oitava vez.
13/12/1961: o sexto título Paulista
Há 51 anos, ao enfrentar a Associação Ferroviária de Esportes, alcunhada de Locomotiva, no dia 13/12/1961, o Santos Futebol Clube sagrava-se, com uma rodada de antecipação, campeão Paulista pela sexta vez em sua história, desde a primeira conquista no ano de 1935. Esse título deu ao Peixe o sonhado bicampeonato do certame bandeirante pela segunda vez.
O Alvinegro da Vila Belmiro venceu a equipe de Araraquara pelo dilatado placar de 6 a 2, jogando na Vila Belmiro perante um público de 23.319. Os torcedores viram o Rei Pelé marcar dois gols. O saudoso Tite também marcou o seu, sendo seguido na goleada pelo não menos saudoso Pagão, que marcou um gol, e o eterno canhão da Vila Pepe, que marcou dois gols, finalizando a goleada. O time do técnico Lula formou com: Laércio; Lima, Mauro e Dalmo; Calvet e Zito; Dorval, Tite, Coutinho (Pagão), Pelé e Pepe.
A última partida do campeonato foi também vencida pelo Alvinegro Praiano: placar de 4 a 1 diante do São Paulo, na Vila Belmiro, com Coutinho marcando 3 gols e o Rei Pelé 1.
O Rei foi o artilheiro do campeonato pela quinta vez consecutiva, marcando 47 gols. Os demais artilheiros do Peixe no certame bandeirante foram: Pepe (24), Coutinho (20), Dorval (8), Pagão (5), Tite (3), Zito e Lima (2) e Bé (1) e Bolan que marcou contra um gol a favor do Peixe.
O time praiano disputou no certame 30 partidas, tendo vencido 25, empatado 3 e perdido 2, marcando a assombrosa marca de 113 gols e sofrido 33.
13/12/1964: oitavo título Paulista
Há 48 anos, ao vencer a equipe da Associação Portuguesa de Desportos pelo placar de 3 a 2 na Vila Belmiro, o time do Santos FC levantava a tão cobiçada taça de Campeão Paulista pela oitava vez. O time do técnico Luiz Alonso Perez, o Lula, entrou em campo naquele domingo perante 17.197 torcedores com a seguinte formação: Gilmar; Ismael, Modesto e Lima; Zito e Haroldo; Toninho Guerreiro, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe.
Os tentos foram marcados por Pepe (2), sendo que um gol foi na cobrança de falta, e o goleador Toninho Guerreiro fez mais um. Já para a Lusa do Canindé, que era dirigida por Aimoré Moreira, marcaram Ditão e o lateral-direito santista Ismael, que marcou contra numa jogada de total infelicidade.
O Peixe campeão disputou nesse certame 30 partidas, com 20 vitórias, 4 empates e 6 derrotas, marcando 95 gols e sofrendo 47. Pelé foi o artilheiro máximo do certame com 34 gols marcados. Os demais artilheiros do Peixe foram: Toninho Guerreiro (21), Coutinho (11), Pepe (10), Peixinho (9), Zito (3), Mengálvio (2), Noriva e Rossi (1) e a favor do Santos marcaram contra Neguito, Ditinho e João Carlos, todos com um gol cada.
Acompanhe o Santos FC nas mídias sociais:
Orkut: www.orkut.com.br/santosfc
Facebook: www.facebook.com/santosfc
Youtube: www.youtube.com/santostvoficial
Flickr: www.flickr.com/santosfc
Twitter: @santosfc | @santosfcaovivo | @multiplicacao
![](http://pixel.quantserve.com/pixel/p-89EKCgBk8MZdE.gif)