Segundo publicação do jornal espanhol 'Marca', o Barcelona teria chegado a um acordo com o Santos na temporada passada, para garantir a contratação de Neymar. O presidente culé, Sandro Rosell, teria viajado pessoalmente ao Brasil para sentenciar o negócio e impedir que o Real Madrid conseguisse avançar nas negociações com o clube brasileiro.
Rosell teria feito uma proposta no valor de 40 milhões de euros por Neymar. O Barcelona se comprometeu a pagar 10 milhões de euros adiantados, o que teria fechado um contrato, com uma clásula de 40 milhões de euros, no caso do descumprimento do mesmo, para que o Santos não ceda as investidas dos demais clubes europeus.
Somando o valor da cláusula estipulado pelo Barcelona, uma possível transferência de Neymar para outro clube europeu ascendería fácil aos 80 milhões de euros, já que Santos e Neymar só romperiam o acordo em caso de real benefício financeiro.
Segundo a mesma publicação, clubes como o Real Madrid e o PSG já estudam alternativas para romper este acordo, e já apontam a possibilidade de um possível processo para rescisão do contrato.