Campeão brasileiro duas vezes nos últimos 13 anos, Vanderlei Luxemburgo alcançou seu pior aproveitamento neste período de trabalho à frente do Fluminense. Até ser dispensado nesta segunda-feira, o treinador registrou 26 jogos, sendo sete vitórias, nove empates e dez derrotas, ou 38,46% de sucesso. A passagem pelo clube foi menos proveitosa entre as onze equipes que treinou no período - Corinthians, Palmeiras, Cruzeiro, Santos, Real Madrid , Atlético-MG, Flamengo, Grêmio e o Tricolor carioca.
O ápice de Luxa foi no comando do Cruzeiro, entre 2002 e 2004, quando atingiu 70.4% de aproveitamento e levantou a taça do Brasileirão em 2003 - neste ano, também conquistou a Copa do Brasil e o Campeonato Mineiro.
Luxemburgo deixou o Fluminense nesta segunda-feira (Foto: Nelson Perez / Flickr do Fluminense)
Em sua experiência internacional, no Real Madrid, Luxemburgo também alçou uma boa média de vitórias com 67.4% de aproveitamento, em 2005. Campeão brasileiro com o Santos no ano anterior, em 2004, acabou vivendo jejum de títulos nacionais desde sua volta ao Brasil. Foram apenas um Campeonato Mineiro, um Carioca e três Paulistas.
Confira o aproveitamento de Luxemburgo nos últimos anos: