A Copa do Brasil é conhecida como a competição mais democrática do país. Clubes de menor expressão e de estados com pouca tradição no cenário nacional também têm o privilégio de disputar o torneio. Curiosamente, apenas uma vez nas 24 edições anteriores, um time sagrou-se campeão com uma trajetória que o fizesse cruzar por todos os cantos da nação como visitante - as cinco regiões. Isso aconteceu com o Santos, em 2010. Ao faturar a taça nesta quarta-feira, o Flamengo igualou o feito do clube paulista.
Na campanha do Peixe, que terminou no Nordeste diante do Vitória (BA), Neymar e seus companheiros também foram ao Norte encarar o Remo (PA) e ao Centro-Oeste enfrentar o Naviraiense (MS). No Sudeste, mediram forças com Atlético (MG) e Guarani (SP). No Sul, numa memorável semifinal, o Santos passou pelo Grêmio (RS) em dois jogos emocionantes.
O Flamengo iniciou a sua saga na conquista deste ano contra o Remo (PA), na Região Norte. Depois disso, foi ao Nordeste e despachou Campinense (PB) e ASA (AL). Nas oitavas e nas quartas, os rivais foram da Região Sudeste: Cruzeiro (MG) e Botafogo (RJ), respectivamente. Na semifinal, o Goiás (GO) levou o Rubro-Negro ao Centro-Oeste. Na decisão, hora de visitar a Região Sul e fazer o confronto com o Atlético (PR).
Em 2007, o Fluminense jogou em todas as regiões na campanha de seu único título de Copa do Brasil. Porém, não atuou fora de casa no Sudeste, somente como mandante. Criciúma (1991), Corinthians (1995), Juventude (1999), Corinthians (2002) e Sport (2008) são os demais campeões passando por quatro das cinco regiões deste país continental.
0
FECHAR
veja todos os posts SOBRE A PÁGINA Números que não vêm do além