sábado, 30 de novembro de 2013

Santos retorna ao 'Peixeirão', palco de goleadas e título nacional de 2004


Vista do Teixeirão, estádio Benedito Teixeira, do América-SP (Foto: Marcos Lavezo/Globoesporte.com)Estádio do América-SP será casa do Peixe neste domingo (Foto: Marcos Lavezo)


Quase uma década após a conquista de seu último Campeonato Brasileiro, o Santos retorna ao palco do título de 2004, o estádio Benedito Teixeira, em São José do Rio Preto, neste domingo às 19h30 (horário de Brasília), pela 37ª rodada do Brasileirão. O adversário será justamente o maior rival na briga para ser campeão naquele ano: o Atlético-PR.


Na edição de 2004, o Furacão esteve na liderança até a antepenúltima rodada da competição. Contudo, o Peixe, de Robinho, embalou na reta final graças a duas goleadas no Teixeirão, sobre Fluminense e Grêmio (5 a 0 e 5 a 1), até assegurar a taça na última rodada, com vitória sobre o Vasco (2 a 1). O sucesso nas partidas disputadas em Rio Preto fez a torcida santista apelidar o estádio do América, um dos times locais, de "Peixeirão".



Os jogos na cidade foram nas rodadas 39, 44 e 46 (a última), respectivamente. Depois da vitória sobre o Tricolor carioca, o Santos ainda mandou uma partida no Prudentão, em Presidente Prudente, quando venceu o Goiás, por 2 a 1, na 41ª rodada.


O alvinegro praiano havia trocado Santos por São José do Rio Preto, a cerca de 520 km da Baixada, devido a um veto do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) à Vila Belmiro. O Peixe terminou o Brasileirão de 2004 com 89 pontos contra 86 do Atlético-PR.


A delegação do Santos chegará em São José do Rio Preto por volta de 15h e deve fazer o primeiro treino no Teixeirão neste sábado, às 17h.


Elano, Santos x Vasco (19/12/2004), estádio Benedito Teixeira (Teixeirão) (Foto: Diário de São Paulo)Santos e Vasco, jogo do título de 2004, a última passagem do Peixe por Rio Preto (Foto: Diário de São Paulo)


A trilogia santista em Rio Preto


01

santos 5 x 0 fluminense - 39ª rodada - 30/10/2004



Diante de 22 mil torcedores, o Santos fez a primeira das três partidas no Teixeirão no Brasileiro de 2004 e passeou diante do Fluminense. Robinho e Deivid marcaram duas vezes. O Peixe ainda contou com a infelicidade de Laerte, do Flu, que marcou contra. Na ocasião, o Alvinegro praiano estava na liderança, que seria perdida na rodada seguinte ao empatar com o Criciúma, em 1 a 1, e com a vitória do Furacão também sobre o Tricolor fora de casa, por 2 a 1.


Santos
Mauro, Paulo César, Leonardo, André Luís e, Léo; Fabínho, Ricardo Bóvio (Zé Elias), Ricardinho (Marcinho) e Elano; Robinho (Basílio) e Deivid.

Técnico: Vanderlei Luxemburgo.


Fluminense
Fernando Henrique, Leonardo Moura, Antônio Carlos, Laerte e Júnior César (Mineiro); Marciel, Diego, Esquerdinha (Marcão) e Roger; Alessandro e Rodrigo Tiuí.

Técnico: Alexandre Gama.


Gols: Robinho, aos 7' do 1° tempo; Laerte (contra), aos 19' do 1° tempo; Deivid, aos 2' do 2° tempo; Robinho 10' do 2° tempo; e Deivid, 36' do 2º tempo.


02

Santos 5 x 1 Grêmio - 44ª rodada - 5/12/2004



Sem Robinho, que não jogou durante um mês devido ao sequestro de sua mãe – libertada às vésperas da última rodada do Brasileirão –, e com um público mais modesto (12 mil), o Peixe manteve o bom futebol e fez mais cinco gols sobre o já rebaixado Grêmio, que ainda chegou a descontar quando a partida estava 2 a 0. Até o momento, o Peixe estava com 83 pontos, na segunda colocação, já que o líder Furacão havia chegado a 85, ao golear o São Caetano (5 a 2)


Santos

Mauro; Paulo César, Ávalos, Leonardo e Léo; Fabinho, Preto Casagrande (Zé Elias), Marcinho e Ricardinho (Bóvio); Deivid (Luizinho) e Basílio.

Técnico: Vanderlei Luxemburgo.


Grêmio

Márcio; Lucianinho, Baloy, Alex Xavier e Douglas; Cocito, Luciano Santos e Bruno Coutinho (Yan); Marcelinho (Renato), Roberto Santos e Claudio Pitbull (Anderson)

Técnico: Claudio Duarte.


Gols: Ricardinho, aos 7' do 1° tempo; Ávalos, aos 13' do 1° tempo; Baloy, aos 23' do 1° tempo; Ricardinho, aos 26' do 1° tempo, Deivid, aos 28' do 1° tempo; e Basílio, aos 26' do 2° tempo.


03

SAntos 2 x 1 Vasco - 46ª rodada - 19/12/2004 (campeão)



A festa estava pronta para o Santos em Rio Preto. Com todos os 36 mil ingressos vendidos antecipadamente, bastava uma vitória sobre o Vasco para o Peixe vencer seu primeiro Brasileirão na era de pontos corridos. Para Robinho, a melhor notícia havia chegado dois dias antes da decisão. Com a libertação de sequestro de sua mãe, a maior estrela santista partiu sozinho para encontrar os companheiros de equipe, que já estavam na cidade da decisão.


Santos
Mauro, Paulo César, Leonardo, Cristiano Ávalos e Léo; Fabínho, Preto Casagrande, Ricardinho e Elano (Marcinho); Robinho (Basílio) e Deivid (William).

Técnico: Vanderlei Luxemburgo.


Vasco
Éverton; Fabiano (Gomes), Daniel, Henrique, Claudemir, Ygor, Coutinho, Rodrigo Souto (Rafael), Júnior (Rubens), Diego e Márcio Brito.

Técnico: Joel Santana.


Gols: Ricardinho, aos 5' do 1° tempo; Elano, aos 30' do 1° tempo; e Marco Brito, aos 16' do 2° tempo.