terça-feira, 26 de novembro de 2013

BLOG: Visitantes saíram campeões em nove das 12 finais de Copa do Brasil deste século

veja todos os posts Terça-feira, 26/11/2013 às 16:23 por Cassius Leitão



No futebol, os números só recebem o devido valor quando convêm a determinado clube. Técnicos costumam explicar resultados negativos, associando-os a estatísticas antigas que confirmavam que uma vitória em certo campo seria bem improvável. Porém, quando os dados não favorecem o discurso ou o objetivo a ser alcançado, sempre é citada a seguinte frase: "tabu foi feito para ser quebrado". Como o assunto da vez é a decisão da Copa do Brasil - que será nesta quarta-feira entre Flamengo e Atlético-PR, no Maracanã -, fizemos um levantamento sobre todas as finais da competição neste século. E o retrospceto parece animador aos torcedores do Rubro-Negro paranaense. Em nove das 12 definições de título, o visitante foi quem realizou a festa de campeão.


Em 2001, na primeira decisão de Copa do Brasil do século XXI, o Grêmio aprontou no Morumbi e bateu o Corinthians por 3 a 1. Isso depois de os clubes terem empatado por 2 a 2 em Porto Alegre. O Timão se recuperou do prejuízo na temporada seguinte e ficou com a taça ao empatar por 1 a 1 com o Brasiliense, em Taguatinga-DF. Em 2004, o Santo André protagonizou uma das maiores surpresas da história da competição e calou o Maracanã ao vencer o Flamengo por 2 a 0.


Mais um ano passou e uma nova zebra paulista passeou no Rio de Janeiro. O Paulista segurou o 0 a 0 contra o Fluminense em São Januário e levantou o troféu. O Tricolor carioca se recuperou do baque dois anos depois ao superar o Figueirense por 1 a 0 em Florianópolis, depois de empate por 1 a 1 no confronto de ida, no Maracanã.


Nos últimos quatro anos, os mandantes abriram as portas de casa para a alegria alheia. Em 2009, o Corinthians comandou nova festa longe de casa, desta vez no Beira-Rio, ao empatar por 2 a 2 com o Internacional. Com Neymar e Robinho, o Santos buscou a taça seguinte no Barradão, mesmo com o revés por 2 a 1 para o Vitória. Em 2011 e 2012, o Coritiba coadjuvou os títulos de Vasco e Palmeiras, respectivamente. Os cariocas perderam por 3 a 2 no Couto Pereira, mas faturaram a inédita conquista por terem vencido em São Januário por 1 a 0 na ida. Os paulistas levantaram o caneco pela segunda vez em sua história após empate por 1 a 1


Como a decisão de 2006 aconteceu em campo neutro - já que os dois jogos entre Flamengo e Vasco foram no Maracanã e sem critérios de gols fora de casa -, apenas Cruzeiro (2003) e Sport (2008) levantaram o caneco da Copa do Brasil diante da própria torcida. A Raposa ao bater o Flamengo por 3 a 1; o Rubro-Negro pernambucano ao superar o Corinthians por 2 a 0. Se contarmos todas as 24 finais desde a primeira edição do torneio, em 1989, foram 14 títulos de visitantes, nove de mandantes e o já citado clássico carioca sem mando de campo.


Veja a lista de campeões deste século:

INFO Numerólogos - decisões da Copa do Brasil neste século


0


FECHAR


veja todos os posts SOBRE A PÁGINA Números que não vêm do além