sexta-feira, 28 de março de 2014

David Braz comemora vaga no time e mira volta por cima com título paulista


David Braz Santos (Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC)David Braz chutou para longe a desconfiança e hoje é titular (Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos)


Surpresa do técnico Oswaldo de Oliveira na goleada do Santos sobre a Ponte Preta, pelas quartas de final do Campeonato Paulista, o zagueiro David Braz está sorrindo à toa. Depois de iniciar a temporada como quinta opção da defesa santista, ele venceu a desconfiança da torcida e se aproveitou das ausências de Edu Dracena e Gustavo Henrique para virar titular na zaga alvinegra na reta final do estadual. Com contrato até dezembro de 2015, ele quer conquistar títulos para escrever seu nome na história do Alvinegro Praiano.


Na Vila Belmiro desde 2012, David Braz conquistou apenas um torneio vestindo a camisa do Santos - a Recopa Sul-Americana daquele ano, como reserva. Mas o grande título dele no Peixe parece ser outro. O novo camisa 6 explica.


- Eu me preparei muito para isso. Eu estive fora, não estava sendo relacionado, mas a comissão técnica sempre me deu uma atenção muito grande. Na pré-temporada, procurei encarar tudo com tranquilidade. Eu sabia das dificuldades que ia ter - recorda o zagueiro.


David Braz tem um aliado importante na sua volta por cima. Trata-se de Oswaldo de Oliveira. Com o treinador, que retornou ao Santos depois de nove anos, os reservas recebem tratamento semelhante aos titulares. E foi graças a isso que o zagueiro acabou convencendo a comissão técnica de que merecia uma vaga entre os 11 do Peixe, time sensação do Paulistão.



- É a primeira vez que eu estou trabalhando com o Oswaldo. Eu me surpreendi bastante com o trabalho dele e estou vendo que está dando resultado. Espero que a gente consiga o nosso objetivo, que é o título. O trabalho só vai ser reconhecido quando conquistar títulos.


Sob o comando de Oswaldo de Oliveira, David Braz jogou quatro partidas no estadual. As duas últimas foram as mais importantes. Contra o Palmeiras, na última rodada da fase de classificação, a vaga de titular só apareceu porque o técnico santista optou por poupar o pendurado Jubal. Diante da Macaca, nas quartas de final, ele já entrou em campo com o status de titular, o mesmo que terá no domingo, quando o Santos encara o Penapolense pelas semifinais. Mas quem disse que ele está satisfeito?


- O que está acontecendo ainda é muito pouco para mim. Quero muito mais. São 11 jogos com a camisa do Santos. Eu tenho contrato até o final de 2015 e pretendo fazer história com a camisa do Santos.


David Braz Santos (Foto: Reprodução/Instagram)David Braz e a esposa Mayra curtindo folga na Baixada Santista (Foto: Reprodução/Instagram)


Sorte no jogo... e no amor também


A fase iluminada não se resume ao que acontece entre as quatro linhas. Na vida pessoal, David Braz também tem motivos para comemorar. Em 2013, ele casou com Mayra. Dentro de alguns meses, mais um fruto desse amor dará as caras: David Neto, primeiro filho do casal. As novas experiências fizeram bem ao zagueiro.


- Fiquei mais experiente. Minha esposa me ajudou bastante no ano passado. É uma pessoa a quem eu tenho que agradecer muito. No ano passado, passei por um momento complicado. Não atuei, e isso é muito complicado para um jogador.