Nesta temporada, o Santos se notabilizou por ser um time formado por revelações, que ajudaram o Alvinegro a terminar a primeira fase com a melhor campanha do Campeonato Paulista. Entretanto, contra o Penapolense, os jovens passaram por um momento novo e demonstraram instabilidade emocional no duelo que terminou com a vitória de virada da equipe por 3 a 2 na Vila Belmiro, no último domingo. Um dos mais experientes do grupo, o atacante Thiago Ribeiro revelou que durante o intervalo, quando o Peixe perdia por 2 a 1, o técnico Oswaldo de Oliveira se preocupou em controlar a ansiedade dos jogadores e evitou dar uma bronca.
- Foi um jogo decisivo. Acredito que os meninos em algum momento também deram aquela velocidade que a gente costuma dar, só que ontem era uma situação totalmente diferente. A gente atrás no placar e começamos no primeiro tempo a jogar de um jeito que não jogamos, ligação direta o tempo todo, errando passes fáceis. O Oswaldo no intervalo chegou muito tranquilo, a gente imaginava tomar uma dura, e falou: "Gente, vamos parar para pensar porque esse não é o Santos. Não é assim que a gente joga". Ele deu total confiança para o time. Foi importante porque a gente manteve a tranquilidade, parou com o nervosismo, e aí os mais experientes tentaram deixar os garotos mais calmos - relatou Thiago Ribeiro no .
Stéfano Yuri marcou o gol que garantiu a vitória do Santos no Paulistão (Foto: Leandro Martins/Futura Press)
O jogador revelou ainda que existe uma preocupação dos mais experientes em orientar as revelações, como Geuvânio, que chorou ao fim da partida no domingo, e Gabriel. Os gols da vitória que garantiram o time na decisão foram marcados por Cícero, Leandro Damião e Stéfano Yuri. Já Guaru e Douglas Tanque descontaram para o Penapolense.
- A gente conversa bastante. Eu, Arouca, o Cícero, o próprio Aranha. Quando sente que está acelerando demais o jogo para tentar explorar contra-ataque e perdendo muito rápido a bola, a gente procura conversar com os meninos para segurar mais a bola, chamar uma falta. Só que damos total liberdade para eles acelerarem o jogo porque a gente tem feito a diferença assim. Não é só velocidade de correr com a bola, mas de movimentação - disse o atacante.
Agora, o Santos terá duas partidas pela frente contra o Ituano para tentar garantir o título do Estadual. O primeiro jogo será no próximo domingo, às 16h, e o segundo no dia 13 de abril, no mesmo horário. Os dois confrontos serão no Pacaembu.