Nos tempos em que era jogador, Doriva se caracterizava por ser um volante determinado, que não dava sossego aos meias adversários. Hoje treinador, ele fez do Ituano uma equipe muito parecida com os tempos de atleta. A marcação e o comprometimento da equipe, segundo Doriva, foram fundamentais para a campanha do time no Paulistão, colocanado o Ituano na final do torneio 12 anos após o seu único título estadual, depois de bater o Palmeiras por 1 a 0, no Pacaembu.
- Procuro demonstrar para eles que é preciso aplicação tática, ter comprometimento. E eles abraçaram a ideia. O nosso grande diferencial é esse, todo mundo trabalha junto. Temos a defesa menos vazada porque a marcação inicia no ataque. Todos entenderam isso, e isso faz do Ituano uma equipe muito consistente – afirmou Doriva.
Em 17 jogos no Paulistão, o Ituano sofreu apenas dez gols. Além disso, o time tem outro fator preponderante para sua grande campanha no torneio. Em oito jogos atuando fora dos seus domínios, a equipe comandada por Doriva venceu cinco, empatou um e perdeu dois.
- Quando você está jogando em casa, você tem que tomar a iniciativa. Tem que adiantar as linhas de marcação e se expõe. Eu tenho uma linha defensiva muito bem postada. Por ter jogado na Europa, acredito muito nisso, por ter trabalhado com treinadores, principalmente na Inglaterra, que valorizam muito essa linha defensiva, os nossos laterais são laterais que aparecem esporadicamente na frente e liberam o time para sair um pouco mais rápido. Acho que é por isso que a equipe consegue ter essa consistência – finalizou Doriva.
Doriva, técnico do Ituano, após participação no 'Arena SporTV' (Foto: Victor Costa/ GloboEesporte.com)
Os dois jogos da final do Campeonato Paulista, entre Ituano e Santos, serão disputados no Pacaembu. As duas finais serão nos dois próximos domingos, dias 6 e 13 de abril, às 16h. Depois de bater o Botafogo nas quartas de final nos pênaltis, o Ituano eliminou o Palmeiras na semifinal. Campeão Paulista em 2002, o time do interior vai em busca do seu segundo título. Dono de 20 taças estaduais, o Santos disputa sua sexta final seguida.