Geuvânio, destaque do Santos no Paulistão
(Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC)
Num time que conta com jogadores rodados e badalados como Cícero, Arouca, Thiago Ribeiro e Leandro Damião, o atacante Geuvânio se destacou mais do que qualquer outro Menino da Vila e terminou a primeira fase do Campeonato Paulista como o jogador santista mais bem avaliado no VC Dá Nota - ferramenta do GloboEsporte.com que dá a oportunidade ao internauta de analisar a atuação dos jogadores após as partidas.
Em 14 jogos, Geuvânio acumula média de 7,64 na avaliação dos internautas, à frente de Aranha, que liderou a primeira parcial, feita após a décima rodada do Paulistão. O atacante ultrapassou o goleiro nas últimas rodadas principalmente por conta de suas atuações contra Bragantino (nota 8,9) e Palmeiras (8,8). Foi nesse período que Geuvânio consolidou sua evolução como titular e na avaliação do torcedor. Nas dez rodadas iniciais, chegou a ter três médias abaixo de 6. Da 11ª rodada em diante, sua menor nota foi contra o Mogi - um 7,7, ou seja, avaliação superior à sua média.
Geuvânio tem seis gols e divide a artilharia do Santos, melhor ataque do Paulistão (39 gols em 15 jogos), ao lado de Gabriel, Cícero e Thiago Ribeiro. A grande diferença para os colegas é seu lado "garçom" - Geuvânio tem um total de dez assistências no campeonato, incluindo as duas da vitória sobre o Palmeiras, no último domingo, na Vila.
Aranha (7,61), Cícero (7,55) e Arouca (7,51) vêm na sequência, próximos a Geuvânio. Fechando o Top 5, uma surpresa: o meia Lucas Lima, contratado por R$ 5 milhões do Internacional. Reserva, entrou em quatro jogos e deixou boa impressão - está com média 7,45, muito à frente de Leandro Damião (6,96), outro reforço trazido do Inter. Pesa contra o atacante a pior nota de um santista na competição: 3,4 na derrota por 4 a 1 para o Penapolense, único tropeço do Peixe no Paulistão, quando Damião cometeu um pênalti e pouco produziu no ataque.
O técnico Oswaldo de Oliveira anda de bem com a torcida. A avaliação do trabalho do treinador é altamente positiva: média de 7,32. Sua única nota desastrosa foi justamente contra o Penapolense: 3,7. Em oito partidas, ganhou nota superior a 8: contra Corinthians, Botafogo, Comercial, Linense, Bragantino, Mogi Mirim, Oeste e Palmeiras.
Dentre os jogadores considerados titulares, a decepção é o lateral-esquerdo Mena, da seleção do Chile. A média dele é 6,11 (em 11 jogos), muito abaixo da nota obtida por Emerson (7,06 em cinco jogos).
Uma escalação possível, baseada na preferência dos internautas, seria: Aranha, Cicinho, Jubal, Gustavo Henrique e Emerson; Arouca, Cícero e Lucas Lima; Geuvânio, Gabriel e Thiago Ribeiro.