Treinador santista celebra vaga para a final do Campeonato Paulista contra o Ituano
Após a vitória por 3 a 2 do Santos sobre a Penapolense pela semifinal do Campeonato Paulista, o treinador santista Oswaldo de Oliveira era só alegrias na coletiva de imprensa. O alvinegro praiano está classificado para a 6ª final consecutiva do estadual, e terá pela frente o surpreendente Ituano.
Oswaldo acertou em duas alterações no segundo tempo que surtiram efeito imediatamente na partida. Na primeira colocou Rildo, que em seu primeiro lance deu assistência perfeita para o gol de empate marcado por Leandro Damião. A segunda alteração feliz foi quando, no final da partida, tirou o centroavante Damião para apostar na velocidade do jovem Stéfano Yuri. Em seu segundo toque na bola Yuri marcou o gol da classificação santista.
Oswaldo garante que as alterações foram planejadas, e não apenas um golpe de sorte: "Jogadores estão ali para entrar e eu usar eles. O Stéfano já tinha entrado em Lins e feito o gol da vitória. Cabe a mim escolher e pensar na movimentação da equipe. O Rildo é um jogador espetacular pela esquerda para criar jogadas. Acho que o aspecto sorte ou coincidência também influencia. Mas, eu estou muito contente com o que aconteceu", afirmou o técnico.
Apesar do amplo favoritismo contra o Ituano, o treinador santista não se ilude e afirma que terá dificuldades.
"O jogo de hoje prova que a gente não pode bobear aqui. A gente não pode transferir para o jogo daqui a decisão do campeonato. A gente tem que jogar fora, seja em São Paulo ou em Itu, para jogar bem. Eu vou primeiro pensar primeiro em jogar bem o jogo de ida e, aí sim, se a gente puder tirar algum lucro da partida de volta, nós vamos aproveitar"
"O elenco do Santos é um elenco em formação porque tem muitos jogadores jovens. A gente precisa trabalhar muito para que eles cresçam e estejam estáveis para entrar e decidir partidas. Não podemos fazer distinção, nós temos um elenco único, nós temos os atletas formados em casa e os que vieram de fora. Vou diminuir muito o assédio nesses meninos, a responsabilidade é minha.", concluiu Oswaldo de Oliveira durante a coletiva de imprensa.
O treinador terá uma chance de ouro para conquistar o segundo título estadual em dois anos, já que comandou o Botafogo na conquista de 2013. O Santos busca o seu 21º título paulista da história, o sexto nos últimos 10 anos.