Com gol no final da partida o Santos espanta a zebra e garante a sexta final seguida de Campeonato Paulista
Em tarde chuvosa na Vila Belmiro, o Santos derrotou por 3 a 2 a Penapolense e está na final do Campeonato Paulista 2013. Na decisão o alvinegro enfrenta o vencedor de Palmeiras e Ituano, que jogam logo mais no Pacaembu. Os gols santistas foram marcados por Cícero, Leandro Damião e Stéfano Yuri. A Penapolense descontou com Guaru cobrando pênalti e Douglas Tanque.
O jogo
Aos 21 minutos do primeiro tempo Cícero recebeu passe de Arouca e arriscou de fora da área. A bola desviou no pé de Rodnei e matou o goleiro. 1 a 0.
Parecia que o Santos conseguiria uma vitória fácil, mas a Penapolense endureceu e mostrou porquê chegou nas semifinais após derrubar o São Paulo. O clube do interior empatou cinco minutos depois, aos 26, quando o árbitro viu pênalti de David Braz em Gualberto. Guaru bateu no canto oposto de Aranha. O camisa 10 da Penapolense ainda viu a bola bater na trave antes de entrar e empatar a partida. 1 a 1.
E a Penapolense não parou por aí: Aos 31 minutos, indecisos, o zagueiro David Braz e o goleiro Aranha fizeram uma lambança na entrada da área. A bola sobrou limpa para o esperto Douglas Tanque marcar o seu 5º gol no Paulistão. 1 a 2.
O Santos voltou melhor no segundo tempo e conseguiu o empate aos 15 minutos, com cabeçada do centroavante Leandro Damião, após receber cruzamento preciso de Rildo, que acabar de entrar. 2 a 2.
Quando o jogo já se encaminhava para a disputa de pênaltis, o treinador Oswaldo de Oliveira mostrou que tem estrela mesmo. Aos 41 minutos resolveu sacar Leandro Damião da equipe, após o centroavante perder chances clara de gol. Em seu lugar entrou o jovem Stéfano Yuri, de apenas 19 anos. Em seu segundo toque na bola, Stéfano Yuri recebeu grande passe de Tiago Ribeiro e chutou alto, com categoria, para dar a vitória santista. 3 a 2.
Agora Oswaldo terá uma chance de ouro para conquistar o segundo título estadual em dois anos, já que comandou o Botafogo na conquista de 2013. O Santos busca o seu 21º título paulista da história, o sexto nos últimos 10 anos.
Antes da final do estadual o Santos volta suas atenções para a Copa do Brasil, onde enfrenta o Mixto, na próxima quarta, dia 2 de abril, em Cuiabá.