terça-feira, 28 de abril de 2015

Cruzeiro prepara operação especial para ter Lucas Lima na Libertadores

Lucas Lima - Santos x XV de Piracicaba (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação SantosFC)Lucas Lima comemora gol pelo Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação SantosFC)

Nem Valdivia, nem Ronaldinho Gaúcho, nem Diego. O meia que o Cruzeiro pretende contratar para a disputa das oitavas de final da Taça Libertadores e do restante da temporada é Lucas Lima, do Santos. O jogador ficaria no clube praiano até domingo, quando disputa a segunda final do Campeonato Paulista, contra o Palmeiras, na Vila Belmiro. Como o prazo final para a inscrição de jogadores para as oitavas de finais da Libertadores vai até as 19h (de Brasília) de segunda-feira para o Cruzeiro, o clube mineiro está montando uma operação de guerra para colocar o jovem jogador em condições legais para jogar já nesta quarta-feira contra o São Paulo, no estádio do Morumbi. Mas não é tão simples assim.

O meia tem que rescindir com o Santos, assinar com o Cruzeiro e ter o nome publicado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF, para só aí ser inscrito na competição internacional. Dentro do Cruzeiro, o clima é de otimismo em relação ao sucesso dessa operação.

Apesar disso, o gerente de futebol o Cruzeiro, Valdir Barbosa, não confirma a negociação. Ele afirma que só fala sobre contratações quando o negócio estiver fechado ou descartado. Em Santos, também não se fala sobre o assunto.

Procurado pelo GloboEsporte.com, o presidente do Santos, Modesto Roma Júnior, negou veementemente qualquer possibilidade de o meia deixar o clube nos próximos dias.

– Isso é uma mentira absoluta, e se (os cruzeirenses) continuarem essa conversa, eu vou me aborrecer com eles. Quem falou isso mentiu. É uma tentativa de desestabilizar o time. Veja com quem o Cruzeiro tem ligação, pense... – afirmou o cartola, sem confirmar a quem se refere.

Os agentes de Lucas Lima dizem ter assinado um compromisso com o Santos, logo após o jogador ter recebido um reajuste, em janeiro, de que qualquer proposta só seria entregue para ser avaliada a partir de 31 de julho. A preferência é por uma negociação na Europa.

A esperança do Cruzeiro, entretanto, é que o reforço seja anunciado logo após a final do Paulista, qualquer que seja o resultado. O valor gira em torno dos cinco milhões de euros, cerca de R$ 16,4 milhões, por 50% dos direitos econômicos do meia. Este montante pode não sair todo dos cofres do Cruzeiro, já que algum jogador pode deixar a Toca da Raposa II e ir para a Vila Belmiro. Os nomes ainda seriam escolhidos.

Os direitos econômicos do jogador estão divididos entre o grupo Doyen (80%), o Santos (10%) e o agente Edson Khodor (10%). O clube paulista também tem direito a 10% do lucro.