sábado, 4 de abril de 2015

Títulos e saída para rival: Edu Dracena reencontra o Santos pelo Corinthians


Edu Dracena Corinthians (Foto: Carlos Augusto Ferrari)Edu Dracena trocou o Santos pelo Corinthians no início da temporada, após seis títulos (Foto: Carlos Augusto Ferrari)


Edu Dracena foi o responsável por levantar os últimos quatro troféus conquistados pelo Santos: um da Libertadores, dois do Campeonato Paulista e um da Recopa Sul-Americana. Em 2015, porém, ele mudou de lado. Neste domingo, às 16h, o zagueiro ficará no banco de reservas do Corinthians, mas será adversário do Peixe pela primeira vez desde 2009, quando chegou à Vila Belmiro.


Considerado ídolo pela torcida do Alvinegro Praiano, Dracena trocou de clube no início desta temporada. Na ocasião, o jogador, insatisfeito com os salários atrasados, se reuniu com o presidente Modesto Roma Júnior, e as duas partes decidiram romper amigavelmente o contrato que ia até o fim de 2016.


Ali, encerrava-se uma trajetória vitoriosa. A identificação do zagueiro com o Santos era grande. Pela postura de "xerife" dentro e fora de campo, o atleta se tornou ídolo do clube, ainda mais após comandar a equipe na conquista da Libertadores de 2011 - o principal título dele na Vila Belmiro.


Depois de deixar o Peixe, o atleta decidiu jogar no Corinthians, maior rival do clube da Vila Belmiro. Revoltados com a transferência, vândalos picharam a imagem de Dracena no muro do CT Rei Pelé. Outros torcedores, porém, respeitaram a decisão do jogador, principalmente por ele ter rescindido amigavelmente com o Alvinegro, sem ir à Justiça por causa dos salários atrasados.


Aos 33 anos, o zagueiro chegou ao Parque São Jorge para ser titular, principalmente pela experiência, mas foi "barrado" pelas boas atuações de Felipe. Neste domingo, na arena, em Itaquera, pela 14ª rodada do Campeonato Paulista, o ex-jogador do Santos começará mais uma vez no banco.


Do atual time titular do Peixe, Edu Dracena jogou com Vladimir, Cicinho, Victor Ferraz, Renato, Lucas Lima, Robinho e Geuvânio. Durante os cinco anos no Alvinegro Praiano, o defensor disputou 230 jogos e marcou 17 gols.


*Colaborou sob supervisão de Juliano Costa


edu dracena taça santos x peñarol (Foto: Marcos Ribolli/ GLOBOESPORTE.COM)Edu Dracena levanta taça da Libertadores durante comemoração no Pacaembu (Foto: Marcos Ribolli)