quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Por reformulação, Santos prepara 'barca de dispensa' com 13 jogadores


Alyson Gonçalo - 13/12/2012 - 09:00 Santos (SP)


Bernardo, Juan, Fucile, David Braz, Gerson Magrão, João Pedro, Bill e Bruno Rodrigo (Fotos: Divulgação/Santos FC)


A poucos dias do fim do ano, o Santos ainda não acertou a chegada dos esperados "reforços de peso", responsáveis pela reformulação em 2013, mas já tem engatilhado uma "barca de dispensas". No total, 13 jogadores devem sair do clube, seja por término contratual, transferência ou empréstimo para outras equipes.


- Temos um projeto para 2013. Não se trata de uma lista de dispensas, mas sim de uma reforma natural do mundo do futebol. Não iremos estender o contrato de empréstimo de alguns jogadores, alguns estamos reformulando em negociações e outros estamos cedendo para adquirir experiência. No caso do Bruno Rodrigo, estamos tentando a renovação, mas é uma situação complicada - disse Nei Pandolfo, gerente de futebol da equipe santista.


A primeira leva de dispensa alvinegra será com os jogadores que estão com os contratos de empréstimo prestes a ser encerrados e não gozam de prestígio com o técnico Muricy Ramalho. São os casos do meia Bernardo, e dos laterais Fucile e Juan. Eles retornam ao Vasco, Porto (POR) e São Paulo, respectivamente.


O primeiro citado ficou boa parte do ano longe dos gramados por conta de lesão na virilha. Quando retornou, não conseguiu mostrar bom futebol e perdeu moral. O mesmo aconteceu com o uruguaio, que teve séria lesão, jogou apenas 14 partidas e foi dispensado pelo Peixe. O lateral Juan teve mais oportunidades, mas também não convenceu e retorna à equipe do Morumbi no próximo ano.


E MAIS:

Robinho avisa: 'O Milan não tem intenção de me vender'

Santos recusa oferta do Grêmio e pede R$ 1 milhão por 25% de Pará

Willian José viajará para fechar com o Grêmio


A outra parte da "barca" é composta por jogadores que ainda possuem longos contratos com o clube, mas não fazem parte dos planos do técnico Muricy Ramalho. O lateral Gerson Magrão, o meia João Pedro, o zagueiro David Braz e o centroaval Bill, que chegaram ainda neste ano, também não convenceram e devem ser emprestados para outros clubes brasileiros.


Sozinho, num espaço restrito da "barca", está o zagueiro Bruno Rodrigo, que tem contrato até o fim de dezembro. Com boas atuações no segundo semestre, ele ganhou a confiança na equipe, mas também deve estar de saída. Temendo perder espaço no próximo ano, fruto do retorno do zagueiro Edu Dracena à equipe, o jogador, junto do empresário Bruno Paiva, busca opções no mercado. Clubes do Rio de Janeiro e Minas Gerais mostraram interesse no atleta.


Completam os outros lugares, jovens jogadores da equipe santista que foram emprestados para adquirir experiência: o lateral-direito Crystian, o atacante Dimba, o zagueiro Rafael Caldeira, o volante Anderson Carvalho, além do atacante Tiago Alves. Os três primeiros citados foram para o Botafogo-SP, que disputa o Paulistão. Anderson foi para o Penapolense, que também disputa a Série A-1 do Estadual. Já o atacante Tiago Alves atuará sob as cores do América-MG em 2013.


Por outro lado, alguns jogadores, que estavam com contrato próximo do fim, acertaram a renovação. São os casos do experiente lateral-esquerdo Léo, 37 anos, e do goleiro Aranha, 32. Eles permanecem no clube até o fim da próxima temporada. Além deles, o volante Alan Santos, que também seria negociado, teve transação revista à pedido de Muricy e permanece na equipe. Éverton Páscoa, com contrato também próximo do fim, negocia a sua permanência para o próximo ano.


Em meio a extensa lista de jogadores que estão deixando o clube, o Santos anunciou a contratação de apenas um reforço: o zagueiro Neto, ex-Guarani, que já treina com o grupo santista desde novembro e deve ser opção para substituir o zagueiro Bruno Rodrigo e David Braz, de saída do clube.