Grupo quer maior equilíbrio entre jogos na Vila e no Pacaembu (Foto: Flávio Meireles)
O grupo político Eu Sou Santos (ESS), que é ligado à diretoria do Peixe, emitiu um comunicado sugerindo a divisão antecipada das 19 partidas nas quais a equipe será mandante no Campeonato Brasileiro. A estimativa, segundo o documento, é que o Alvinegro possa ficar entre os cinco clubes com maior média de público da competição em 2014.
O projeto consiste na Vila Belmiro recebendo 10 jogos (e não 15, como em 2013), o Pacaembu abrigando sete partidas (duas no ano passado) e que os dois outros compromissos ocorram fora do eixo Santos-São Paulo. Cidades como Maringá (PR), Campo Grande (MS) e Brasília (DF) foram sugeridas no documento.
A nota estimou em 8 mil, 22 mil e 33 mil, respectivamente, as médias de público para os jogos em Vila Belmiro, Pacaembu e fora do eixo, avaliando ser possível atingir uma média de 15,8 mil pagantes no Brasileirão. O número supera os 10.262 registrados em 2013. A ideia é ampliar o acesso dos associados da Grande São Paulo às partidas e manter a Vila Belmiro como casa, especialmente nos clássicos.
O material, por fim, ainda listou números sobre as colocações do Santos no ranking de público pagante como mandante no Brasileirão (alternando entre o 16º e o 17º lugares), a posição do clube entre as maiores torcidas do país (entre a sétimo e a oitava colocação, com sete milhões de torcedores) e a presença de santistas (65%) longe do eixo Santos-Capital.