Oswaldo e Mano tentam dar forma às equipes que duelam nesta quarta-feira
Ainda em reconstrução e em busca de formações ideais para a temporada, Santos e Corinthians se cruzam nesta quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), na Vila Belmiro, no primeiro clássico do Paulistão 2014. Com novos treinadores, os rivais alvinegros esperam que o duelo sirva de início para uma arrancada na primeira fase do estadual.
Com sete pontos em três jogos no Grupo C, o Peixe de Oswaldo de Oliveira se ajeita apostando na garotada. O zagueiro Jubal e o meia-atacante Geuvânio, por exemplo, se destacaram na vitória por 1 a 0 sobre o Ituano, domingo passado. Mesmo assim, o clima na torcida é de desconfiança após a má atuação em Itu e o empate com o Audax, no Pacaembu, quando o time saiu vaiado. Maior reforço para 2014, Leandro Damião ainda não pode estrear.
O Corinthians também tenta se acertar. A torcida anda ressabiada desde o meio do ano passado. A derrota para o São Bernardo, no Pacaembu, foi o estopim para as primeiras reclamações contra os nomes de sempre – Alexandre Pato e Ibson. Para o clássico, Mano Menezes mexeu novamente no time e espera uma reação rápida. No Grupo B, o Timão tem seis pontos.
O árbitro do clássico será Paulo César de Oliveira, auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse. A TV Globo transmite o confronto para o estado de SP (menos Santos), o PremiereFC 3 mostra para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view. O GloboEsporte.com acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos, a partir das 21h30.
Santos: Sem Damião, Gabriel deve continuar com a camisa 9. Na defesa, a novidade em relação ao time que bateu o Ituano é Gustavo Henrique - ele desfalcou o time domingo por estar com a seleção brasileira sub-21 e fica na vaga de Jubal. O Alvinegro Praiano vai a campo com: Aranha; Cicinho, Gustavo Henrique, Neto e Eugenio Mena; Arouca, Alan Santos e Cícero; Jorge Eduardo; Thiago Ribeiro e Gabriel.
Corinthians: insatisfeito com o desempenho de Ibson, Pato e Emerson na derrota para o São Bernardo, Mano deve recorrer aos titulares dos dois primeiros jogos para tentar fazer o time deslanchar. Com isso, Danilo, Romarinho e Guerrero voltam. Uendel, recuperado de lesão, também. O técnico avisou que só vai divulgar a escalação minutos antes do clássico. A provável formação tem Walter, Diego Macedo, Gil, Paulo André e Uendel; Ralf, Guilherme, Danilo e Rodriguinho; Romarinho e Guerrero.
Santos: o zagueiro Edu Dracena (entorse no joelho esquerdo), o volante Alison (mialgia), os meias Léo (reforço muscular), Geuvânio (lombalgia), Montillo (de saída para o futebol chinês) e o atacante Giva (cirurgia no ombro).
Corinthians: Cássio, com uma lesão na mão esquerda, e Fábio Santos, com problema no lado direito da região abdominal. Além deles, Renato Augusto e Guilherme Andrade continuam em fase final de preparação física. Fagner, recém-contratado, já está inscrito, mas não poderá estrear porque ainda não está na forma ideal.
Os rivais alvinegros se encontraram pela última vez em Araraquara, dia 27 de outubro de 2013, pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro. O empate por 1 a 1 refletiu a situação de duas equipes que já brigavam por pouca coisa àquela altura da competição. Douglas abriu o placar para o Timão, no primeiro tempo, e Gustavo Henrique empatou para os santistas na etapa final. Quase 18 mil pagantes viram o clássico no interior paulista. O Corinthians cumpria perda de mando de campo.