Atual campeão da Copa São Paulo, e clube com mais tradição em apostar nas equipes de base, o Santos tenta o bicampeonato diante do Corinthians, recordista absoluto em títulos no torneio e que joga "em casa" - no Pacaembu, estádio onde o time profissional costuma jogar e que terá maioria de corintianos na arquibancada, na divisão determinada pela Federação Paulista. A partida, comemorativa aos 460 anos da capital paulista, começa às 10h deste sábado e tem transmissão ao vivo da TV Globo para o estado de São Paulo.
O Santos, que venceu todos os seus sete jogos, chega com o melhor ataque - 27 gols, contra 19 do Corinthians. Na defesa, o Peixe também leva vantagem: sofreu só dois gols, enquanto o Timão tomou cinco - veja aqui a tabela completa da Copinha.
Em tradição no torneio, o clube do Parque São Jorge está muito na frente: tem oito títulos, contra dois do rival. Curiosamente, uma dessas conquistas do Santos foi sobre o Corinthians, há exatos 30 anos - clique aqui para ver os gols daquela partida.
Stéfano Yuri, destaque do Santos, encara Zé Paulo, armador do Corinthians (montagem: globoesporte.com)
A estrela do Santos é Stéfano Yuri, centroavante de 1,85m que já marcou nove gols - é o artilheiro da Copinha, empatado com Gustavo, do Taboão da Serra. No Corinthians, o destaque é Zé Paulo, meio-campista que tem cinco gols, empatado com seu colega de time, Malcom.
No Peixe, a expectativa é que mais garotos sejam incorporados ao time de cima, já repleto de revelações como Gustavo Henrique, Alison, Alan Santos e Geuvânio. Na equipe comandada por Pepinho Macia, Lucas Otávio e Diego Cardoso já treinaram com os profissionais. Neilton é o nome mais conhecido, mas, machucado, não deve entrar em campo neste sábado.
Já o Corinthians tem aproveitado pouco seus garotos da base. Em 2013, só o lateral-esquerdo Igor chegou a ter uma sequência no time, então comandado por Tite. Com Mano Menezes, nada mudou. A expectativa é que apenas o lateral-direito Lucão (pela carência da posição no time de cima) e o meia Zé Paulo passem a ser aproveitados pelo treinador da equipe profissional.
Durante a semana, a diretoria do Santos protestou na Federação Paulista por conta da divisão da carga de ingressos - os corintianos ficarão com arquibancadas e numeradas laranjas, enquanto os santistas terão apenas o Tobogã e o setor ao lado das numeradas cobertas.
A partida será apitada pelo árbitro Flávio Rodrigues Guerra, auxiliado pelos assistentes Danilo Ricardo Simon Manis e Alex Ang Ribeiro. O jogo será transmitido ao vivo pela TV Globo para o estado de São Paulo e será acompanhado em Tempo Real pelo GloboEsporte.com, com vídeos, a partir das 9h30 deste sábado.
Corinthians: em relação ao time que eliminou o Fluminense na semifinal, o técnico Osmar Loss não poderá contar com o atacante Leandro, suspenso. Rodrigo deve ficar com a vaga. Já o zagueiro Felipe Zang, com uma entorse no tornozelo esquerdo, é dúvida. Se ele não for liberado pelo departamento médico, Luiz Gustavo entra. Assim, o Timão terá: Henrique, Lucão, Pedro, Felipe Zang (Luiz Gustavo) e Guilherme Arana; Fabiano, Ayrton e Zé Paulo; Malcom, Léo e Rodrigo.
Santos: principal estrela do time, Neilton torceu o tornozelo e não deve ter condições de jogo. Livres de suspensão, o zagueiro Naílson e o atacante Diego Cardoso estão à disposição. Os dois retornam à equipe nos lugares de Gustavo Eugênio e Neilton, respectivamente. Assim, o Peixe deve entrar em campo com: João Paulo; Daniel Guedes, Paulo Ricardo, Naílson e Zé Carlos; Lucas Otávio, Fernando Medeiros e Serginho; Jorge Eduardo (Neilton), Stéfano Yuri e Diego Cardoso.
Corinthians: o atacante Leandro, suspenso.
Santos: o atacante Neilton, machucado.