segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Craque da Copinha, Lucas Otávio já foi 'patinho feio' na base do Santos


Lucas Otávio Santos (Foto: Flávio Meireles)Lucas Otávio exibe os prêmios de melhor jogador da final e da Copa São Paulo (Foto: Flávio Meireles)


Quem viu Lucas Otávio comandar o Santos na conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior nem desconfia que ele já foi considerado um "patinho feio" nas categorias de base do Alvinegro Praiano. Eleito pela Federação Paulista de Futebol (FPF) como o melhor jogador da competição, ele passou quase dois anos sem jogar e, não fosse pelo apoio da família, talvez nem seria o tão badalado Menino da Vila que é agora.


- Nesses oito anos de Santos, tive dois anos muito difíceis, que eu não jogava. Muita gente falava que eu não ia chegar. Muita gente falava muita coisa para mim, para me deixar para baixo - relembra o volante.


Quem ajudou o garoto a segurar a bronca e não desistir foi a família. A confiança no baixinho de 1,64m não era à toa. Depois de deixar para trás os problemas, Lucas Otávio se transformou em um multicampeão. Com a tradicional camisa branca do Peixe, ele conquistou um Paulista Sub-15 (2009), um Paulista Sub-17 (2010) e um Paulista Sub-20 (2012), uma Copa do Brasil Sub-20 (2013) e duas edições da Copa São Paulo (2013 e 2014).



- Meus pais e minha família sempre me levantavam e nunca deixavam eu desacreditar do meu sonho. Graças a Deus eu pude realizar, jogar no Pacaembu lotado e levantar a taça de campeão da Copa São Paulo - comemora.


Foi o pai, por exemplo, que mostrou a Lucas Otávio que o fato de ser baixinho não era um problema, mesmo em um futebol que quase sempre privilegia a força em detrimento da técnica.


- Meu pai sempre falou: se você é baixinho, vai ter que se sobressair em outras coisas - velocidade, força, técnica. Então, tento me aprimorar para eu ser um excelente jogador - revela.


O sonho agora é outro


Após brilhar nas categorias de base do Alvinegro Praiano, Lucas Otávio quer vingar entre os profissionais. Promovido ainda na temporada passada, ele já fez sua estreia no time principal. Mas quer ser mais do que uma opção na equipe comandada por Oswaldo de Oliveira.


Lucas Otávio Santos (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Divulgação Santos FC)Lucas cospe para longe as coisas ruins e sonha brilhar no time principal (Foto: Pedro E. G. Azevedo/Divulgação Santos)


- A gente tem que ir com calma. Segunda-feira a gente vai se apresentar (ao técnico Oswaldo de Oliveira). Tenho que manter o meu trabalho. Se acontecer de eu ter oportunidade, vou agarrar da melhor maneira possível.


Nesta segunda-feira, Lucas Otávio e os outros 10 titulares campeões da Copinha serão avaliados por Oswaldo de Oliveira no treino do elenco profissional. O planejamento da comissão técnica prevê que alguns dos garotos treinem no time principal e disputem competições da base.