domingo, 12 de janeiro de 2014

Sósia de Dani Alves, ex-lateral de São Paulo e Santos tenta retomar carreira


montagem Paulo Henrique e Daniel Alves (Foto: Editoria de Arte)Paulo Henrique e Daniel Alves: separados por um Barcelona (Foto: Editoria de Arte)


No mundo do futebol, ninguém parece mais com Daniel Alves que Paulo Henrique, jovem lateral-esquerdo com passagens pelas categorias de base de Portuguesa, São Paulo e Santos. Dentro de campo, porém, enquanto um segue brilhando com a camisa do Barcelona e é nome praticamente certo na Copa do Mundo, o outro tenta retomar a carreira após uma lesão no joelho direito. Completamente recuperado, o garoto sonha voltar aos gramados em grande estilo.


Aos 20 anos, Paulo Henrique quer esquecer a última temporada. E ele tem motivos para isso. Em 2013, depois de ser liberado pelo Santos para procurar um novo clube depois de cinco anos, ele acertou com o Rio Ave, de Portugal. O sonho de jogar no futebol europeu, porém, teve que ser adiado.


- Cheguei em Portugal, e um exame detectou que eu estava com uma lesão no joelho (ligamento cruzado do joelho direito). Na hora, fiquei chateado, por causa da oportunidade que eu estava perdendo. Mas em momento nenhum eu me deixei abater - recorda, com uma ponta de decepção.


Lesão detectada, o jeito foi se submeter a uma cirurgia e iniciar a recuperação para voltar aos campos em 2014. E foi isso que ele fez durante o segundo semestre do ano passado. Recebido de braços abertos no Peixe, ele se recuperou no CT Rei Pelé, com a ajuda de profissionais do clube e perto dos amigos com quem jogou muito tempo nas categorias de base.


- Eu tenho que agradecer muito ao Santos, que mais uma vez me recebeu de braços abertos e me deu todo o apoio necessário e toda a ajuda que você espera de um clube da grandeza do Santos.


Despedida polêmica


Em julho, quando deixou a Vila Belmiro, Paulo Henrique chamou a atenção por ter se despedido com uma mensagem em que aparecia dividido entre a felicidade de ter defendido o Alvinegro Praiano por quase meia década e a mágoa de ter encontrado "pessoas que não são do bem", segundo escreveu o próprio jogador em sua conta no Instagram.


- Sou muito grato a todas as pessoas que me ajudaram e que de algum forma fizeram parte desse período da minha vida, mesmo aquelas pessoas que não são do bem e que tentaram me prejudicar de alguma forma - escreveu o lateral-esquerdo ao lado de uma foto da festa do título do Campeonato Paulista de 2012.


Paulo Henrique Santos (Foto: Mario Roberto/Divulgação Santos FC)Na base, Paulo Henrique foi capitão de Claudinei no Peixe (Foto: Mario Roberto/Divulgação Santos)


Recuperado e pronto para novos desafios


O segundo semestre de 2013 foi só de recuperação. Neste início de ano, entretanto, ele está pronto para encarar novos desafios. Sem vínculo com qualquer clube, ele está à espera de convites para voltar aos gramados. O objetivo de Paulo Henrique é retomar o futebol dos tempos que se destacou ao lado de jogadores como Casemiro e Lucas, no São Paulo, e Ganso e Neymar, no Santos.


- Eu acredito muito em trabalho e trabalho bastante. Acredito que essa minha volta para o Brasil pode não ter sido à toa. Acredito muito que eu possa ir para outro time grande do Brasil e acredito muito que, se eu não for para um time grande ou para Europa, eu vou dar o meu melhor e vou conseguir retornar para outro time grande novamente.


Entre os profissionais, Paulo Henrique vestiu apenas a camisa do Peixe. Na base, colecionou títulos no São Paulo e no Alvinegro Praiano, embora tenha dado os primeiros chutes na Portuguesa. Pelo Tricolor, onde jogou com Rodrigo Caio, Casemiro, Ademilson e Lucas, foi bicampeão paulista sub-15 (2007 e 2008). No time da Baixada, faturou o Paulista Sub-17 (2010) e o Paulista Sub-20 (2012). Mas a conquista mais importante foi pela equipe principal, ao lado de Edu Dracena, Arouca, Elano, Ganso e Neymar.


- Acho que foi o meu momento mais feliz no Santos. As pessoas com que eu joguei junto... só jogador de seleção brasileira! São coisas que você não esquece - comenta, referindo-se ao título paulista de 2012.



O título entre os profissionais foi conquistado sob o comando de Muricy Ramalho, por quem o lateral nutre uma quase idolatria.


- Eu sou suspeito para falar, pelo fato de ele ter me promovido. Quando eu estava no São Paulo e tinha 15 anos, ele estava no time profissional - já tinha ganhado três brasileiros. Uma coisa que eu nunca imaginava era que aquele treinador iria me promover um tempo depois.


Sósia de Daniel Alves, 'irmão' de cão de guarda do Peixe...


A semelhança com Daniel Alves é gigantesca - ele já chegou a ser confundido com o astro na rua. A admiração pelo jogador do Barça também é grande. Paulo Henrique vê no camisa 22 do time de Neymar e Messi alguém em quem se inspirar - como atleta e como homem.


- Às vezes eu estou na rua e vejo o pessoal comentando (semelhança com Daniel Alves). Algumas chegam e falam. Perguntam se eu sou irmão dele, falam que eu pareço bastante. Fico feliz por falarem que eu pareço fisicamente com ele, mas fico mais contente ainda em saber que é uma pessoa que é referência, joga no posição que eu jogo e é um cara vitorioso e consagrado. Todo jogador sonha em chegar onde ele chegou. Minha admiração por ele é muito grande.


Alison Paulo Henrique Santos (Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC)Alison e Paulo Henrique: amizade começou nas categorias de base do Santos (Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC)


O entusiasmo com Daniel Alves é grande, mas é um jogador menos badalado que o lateral do Barcelona que entusiasma Paulo Henrique a voltar aos gramados. Trata-se do volante Alison, do Santos, com quem divide apartamento desde que voltou de Portugal. Eles se conhecem desde as categorias de base e são como unha e carne.


- Ele é uma das pessoas que me motiva. Uma vez ele me falou uma coisa que eu não me esqueço. Fui dar um abraço nele e desejar boa sorte, e ele virou para mim e falou assim: 'Você sabe que eu corro por você também. Cada pique, cada carrinho que eu dou é por você' - conta o lateral-esquerdo.