Imbatível em casa na temporada, o Santos dará um "até breve" à Vila Belmiro, neste sábado, contra o pressionado Grêmio. O duelo, marcado para as 18h30 (de Brasília) e válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, será o último do Peixe antes de o estádio ser cedido à Fifa - ele servirá como local de treinamento da Costa Rica para a Copa do Mundo - e o primeiro do Tricolor após a desclassificação na Taça Libertadores.
Diante dos gaúchos, o Alvinegro Praiano tenta manter o bom desempenho no alçapão neste ano: em 11 partidas, 0 vitórias e um empate. Como o estádio terá uso exclusivo da Fifa entre 16 de maio e 18 de julho, o clube só deverá voltar a jogar em casa no dia 10 de agosto, contra o Corinthians, pela 14ª rodada do Brasileirão. Até lá, os compromissos como mandantes serão jogados em estádio alternativos, como Arena Pantanal, Pacaembu e Morumbi.
Eliminado pelo San Lorenzo, da Argentina, nas oitavas de final da Libertadores, quarta-feira passada, o Grêmio encerrou a semana em turbulência. Mesmo sob pressão, o presidente Fábio Koff bancou a permanência do técnico Enderson Moreira e de todo departamento de futebol. O treinador ganhou sobrevida. Terá até o período de pausa para a Copa do Mundo para mostrar trabalho. E tudo começa pelo Santos.
O Premiere transmite o jogo para todo o Brasil. O GloboEsporte.com acompanha a partida em tempo real, a partir das 18h, com vídeos dos principais lances.
Santos: Oswaldo de Oliveira mandará a campo a terceira formação diferente do Peixe no Brasileirão. Recuperado de um incômodo no músculo posterior da coxa esquerda, Arouca retorna na vaga de Alison. O time terá: Aranha; Cicinho, Jubal, David Braz e Emerson; Arouca, Alan Santos e Cícero; Gabriel, Thiago Ribeiro e Leandro Damião.
Grêmio: após a eliminação na Libertadores, existe a possibilidade de Enderson Moreira alterar a equipe. No entanto, o treinador não chegou a montar o time para encarar o Peixe. Apenas realizou treino técnico. Recém-contratado, Rodriguinho vai ganhar espaço. A tendência é de que o Grêmio entre em campo com: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Geromel e Wendell; Edinho, Riveros, Luan, Zé Roberto (Rodriguinho) e Dudu; Barcos.
Santos: os zagueiros Edu Dracena, Gustavo Henrique, o lateral-esquerdo Mena e o atacante Rildo, todos lesionados. Os defensores Neto e Vinicius Simon estão em fase final de recuperação física.
Grêmio: Kleber e Rhodolfo fazem fisioterapia e não estão disponíveis. Com torção no tornozelo, Léo Gago fica fora. Bressan, suspenso, também não joga.
Santos: ninguém.
Grêmio: ninguém.
Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG) apita, auxiliado por Guilherme Dias Camilo (MG) e Pablo Almeida da Costa (MG). O árbitro participou de 17 partidas na Série A em 2013, inclusive Goiás 2 x 0 Grêmio (18ª rodada) e Santos 3 x 0 São Paulo (25ª rodada). Ricardo Marques teve média de 3,88 cartões amarelos aplicados por partida, além de três vermelhos no total - dois para o time mandante. Foram 33,4 faltas marcadas em média e três pênaltis assinalados - dois para os visitantes. Nos 17 jogos, foram nove vitórias dos times que jogaram em casa e oito empates, sem vitórias dos visitantes. Neste Brasileirão, apitou Fluminense 3 x 0 Figueirense, com 2 cartões amarelos, nenhum vermelho, 27 faltas marcadas e um pênalti assinalado.