sexta-feira, 2 de maio de 2014

Tática fabulosa? Sempre impedido, LF9 atrai marcação em gols do Tricolor


Header Espião Estatístico 3 (Foto: Infoesporte)




gol de douglas
Impedido, Luis Fabiano vê lateral invadir e abrir placar contra o Bota


PRESENTE DE GANSO
Atacante induz erro da defesa botafoguense e fecha vitória por 3 a 0


arriscado
Contra o Cruzeiro, LF9, também avançado, quase atrapalha gol




A cena é antiga e não sai de moda: o São Paulo parte para o ataque, mas vê sua jogada morrer em mais um impedimento de Luis Fabiano . Nas duas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro de 2014 foram nada menos que nove infrações desse tipo marcadas contra o Fabuloso, mais que o dobro do segundo colocado, Everton Santos (Figueirense), pego quatro vezes em posição irregular. O número impressiona e desde já candidata o atacante e o Tricolor a ficarem mais uma vez entre os líderes de impedimentos individualmente e por equipe.


Em 2012 o São Paulo foi quarto e em 2013, o primeiro colocado no quesito impedimentos. E Luis Fabiano foi o grande responsável. Em 2012, ele ficou 33 vezes impedido em 21 jogos, terceiro no geral e praticamente empatado com Souza (Bahia) com a pior média entre os jogadores com pelo menos 20 impedimentos (Souza teve média de 1,58 por jogo e Luís Fabiano, 1,57). Em 2013, o Fabuloso foi sétimo no geral, com 21 impedimentos em 24 jogos, e o terceiro na média (0,88), considerando-se apenas jogadores com pelo menos 20 impedimentos.


Luis Fabiano São Paulo (Foto: Site Oficial / saopaulofc.net)Luis Fabiano também esteve entre os jogadores que mais ficam em impedimento em 2012 e 2013 (Foto: Site Oficial / saopaulofc.net)


Mas se por um lado a análise das estatísticas depõe contra, por outro, o time pode estar começando a tirar proveito dessa característica do jogador. Em três dos quatro gols marcados pelo São Paulo até aqui, Luis Fabiano também estava adiantado, porém, sem atrapalhar o sucesso da jogada. Pelo contrário, sua participação parece ter ajudado os companheiros, atraindo a atenção dos marcadores, induzindo a defesa a parar ou até mesmo a segui-lo, alargando o campo de atuação dos companheiros que vêm de trás a fim de surpreender a defesa.


Jogada treinada por Muricy ou mero acaso? O fato é que na vitória por 3 a 0 sobre o Botafogo, foram dois lances típicos. No segundo gol do jogo, Luis Fabiano está além da linha de zaga e vê Alexandre Pato dar a bola para Douglas, que domina como opção de finalizar ou dar a bola para o próprio Luis Fabiano, a essa altura já em condição legal. No terceiro gol, quase um "replay": Bolívar fica parado, esperando o impedimento do atacante são-paulino, mas a bola é dada para Ganso, que, na sequência, passa para o gol do Fabuloso (assista aos lances acima).


Contra o Cruzeiro, na segunda rodada, a bola alçada não resultaria em gol, caso tivesse Luís Fabiano como alvo. O jogador novamente estava impedido, mas é Antônio Carlos quem recebe e cabeceia para a rede. Com um detalhe: quando arranca para ficar em condição irregular, Luis Fabiano "leva" consigo um defensor que ajuda a dar condição de jogo a Antônio Carlos.


Veja a lista dos que mais ficaram em impedimento nas duas primeiras rodadas:


Tabela de impedimentos (Foto: Editoria de Arte)