Entre as sete equipes com mais sócios no Campeonato Brasileiro, apenas o Corinthians viu o seu número de torcedores diminuir nos últimos seis meses. O Alvinegro possuía 103 mil contribuintes no final do ano passado e registrou menos da metade neste mês de novembro, segundo levantamento do jornal Correio Braziliense.
Segundo a pesquisa, o Timão foi ultrapassado por Flamengo e Cruzeiro no número de associados somente neste mês. A tendência é de alta nos demais clubes. O Internacional, que viu pouco crescimento em 2013, lidera a contagem, com 110.160 participantes.
Número de sócios do Timão caiu, diz jornal
(Foto: Marcos Ribolli)
O Cruzeiro, antes da reabertura do Mineirão, possuía apenas 7 mil sócios e ganhou cinco mil só neste mês. O jornal estima em R$ 35 milhões a arrecadação da Raposa até o final do ano.
O programa do Flamengo, lançado no fim de março e o mais recente dos grandes clubes do país, registrou crescimento meteórico: 17,7 mil apenas em novembro.
- Isso tem uma explicação que se aplica a todos esses casos. Cruzeiro estava sem estádio, e agora tem o Mineirão. Os programas são muito atrelados a ingressos e possuem poucos benefícios. A demanda por ingresso está muito ligado a resultado. O programa do Flamengo teve um "boom" por causa da Copa do Brasil. Já o Corinthians caiu em função do ano ruim após a conquista do Mundial. A estabilidade ainda está muito mais nos clubes do sul, onde há uma tradição associativa e participação política - disse o jornalista Carlos Eduardo Mansur.
Confira o ranking:
1) INTER - 110.160
2) GRÊMIO - 74.276
3) FLAMENGO -58.568
4) SANTOS 53.637
5) CRUZEIRO - 45.310
6) CORITNHIANS - 44.745
7) PALMEIRAS - 35.942