Assunção teria demonstrado em atuar pelo Tigre
(Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)
O planejamento do Rio Branco-SP para a temporada 2014 está bem encaminhada. O elenco já treina na fase de pré-temporada, mas ainda falta o que no clube é considerado como a "cereja do bolo" no ano que o Tigre festeja o centenário. Diante disso, a diretoria tenta a contratação de um atleta conhecido dentro e fora do Brasil. O nome cotado, no momento, é o do volante Marcos Assunção .
Aos 37 anos, o veterano atleta teria demonstrado interesse em encerrar a carreira no Rio Branco, justamente o mesmo clube em que despontou para o futebol, há 20 anos. O contrato de Assunção com o Santos termina no dia 31 de dezembro. Depois disso, o jogador fica livre para acertar com outro clube. Isso porque o Peixe não teria interesse em renovar o vínculo por mais uma temporada.
Integrantes da diretoria do Rio Branco teriam, inclusive, aberto contato com Assunção. Os dirigentes do Tigre conversaram pessoalmente com o jogador e apresentado o projeto para o ano do centenário e a proposta de contar com o volante no elenco. As diretrizes apresentadas teriam sido aprovadas pelo jogador, que fez somente 10 jogos na atual temporada por conta de um problema no joelho direito.
Apesar de garantir aos dirigentes o interesse de atuar - e encerrar a carreia - pelo Rio Branco, Assunção pediu para que a negociação continue em dezembro, logo após o encerramento do Brasileirão. A vontade do volante em retornar ao Tigre vem desde 2009. Na ocasião, ele atuava pelo Al Shabab, dos Emirados Árabes, mas foi seduzido por uma proposta mais vantajosa do Grêmio Prudente para atuar no Brasileirão.
Assunção foi capitão do Palmeiras na Copa do Brasil, em 2012 (Foto: Gustavo Tilio / Globoesporte.com)
Em meio às negociações com Marcos Assunção, o Rio Branco montou um time com nomes de destaques. O ataque, por exemplo, conta com Otacílio Neto, ex-Corinthians, e Pedrão, artilheiro do Paulistão de 2009, pelo Grêmio Barueri. Único a falar sobre a negociação, o vice-presidente do Tigre, Téo Feola, tentou despitar com uma pergunta.
- Quem não gostaria de contar com um jogador como Marcos Assunção?
Revelado pelo Rio Branco, em 1993, Marcos Assunção foi negociado com o Santos dois anos depois. No Peixe, o jogador conseguiu ter destaque, tanto que chegou à Seleção Brasileira. Atuou no Flamengo, em 98, e depois retornou ao time paulista antes de desembarcar na Europa. Jogou pela Roma, da Itália, de 98 a 2002, e depois pelo Real Bétis, da Espanha, por cinco anos, até 2007. Ainda acumula passagens pelo Emirados Árabes. De volta ao Brasil, jogou pelo Grêmio Prudente e Palmeiras, equipe que foi campeão da Copa do Brasil do ano passado.