Edu Dracena quer fim dos vacilos no Alvinegro
(Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)
Oitavo colocado do Campeonato Brasileiro, o Santos tem mais sete jogos pela frente até o fim da competição. Três desses duelos são contra equipes que, assim como o Peixe, lutam por uma vaga na Taça Libertadores da próxima temporada. É apostando no sucesso diante dos concorrentes diretos que os santistas alimentam o sonho de disputar o torneio continental em 2014.
Chegar ao grupo dos quatro primeiros colocados, porém, não será tarefa fácil para o Alvinegro. O time comandado por Claudinei Oliveira tem 44 pontos, oito a menos do que o Atlético-PR, que fecha o G-4. Além disso, entre Santos e Furacão, ainda há Goiás, Vitória e Atlético-MG – este último já classificado para a Libertadores 2014.
A receita para driblar as adversidades é conquistar a tão sonhada regularidade. O próprio treinador santista estabeleceu aproveitamento de 70% como meta nas últimas nove partidas do Peixe no Brasileirão – contra Náutico e Corinthians, a equipe faturou quatro dos seis pontos possíveis (66%). Mesmo assim, o zagueiro e capitão Edu Dracena lamenta o fato do time não ter conseguido sequências de bons resultados ao longo da competição.
– O Santos vacilou bastante. Contra o Vasco, na Vila, estávamos vencendo e deixamos empatar. Também teve o Náutico e o Coritiba. São pontos que poderiam ter dado um gás a mais. Não tivemos regularidade – lastima o beque.
- Willian José marca três em coletivo; Claudinei mantém escalação
- Claudinei defende e alerta Everton Costa: 'Tem de conviver com críticas'
- Claudinei evita polêmica sobre futuro e admite que não fala sobre reforços
- Com 2014 planejado, Peixe aposta em fundo santista para contratações
- Neilton reforça sub-20 de novo e é a esperança na semifinal do Paulistinha
- Em recuperação, 'xodó' Renê Júnior aguarda definição de futuro no Peixe
O goleiro Aranha vai além. Embora tenha a possibilidade de recuperar os pontos perdidos nos confrontos diretos que vem pela frente (Vitória, Atlético-PR e Goiás), o Alvinegro não pode se dar ao luxo de tropeçar novamente – no domingo, o time enfrenta o Cruzeiro, na Vila Belmiro, pela 32ª rodada do Brasileirão.
– Enquanto houver possibilidade, tem que buscar. Se não ganhar esse jogo (contra o Cruzeiro), mas tiver chance, tem que continuar buscando. No futebol, é dificil ficar projetando lá na frente sempre. O importante é estar focado no próximo jogo, porque um resultado ruim pode tirar você da próxima partida – alerta.
O retrospecto em 2013 contra o trio de concorrentes é animador. No primeiro turno, o Peixe venceu Vitória e Goiás, mas foi derrotado pelo Atlético-PR. A má notícia é que dois dos três jogos de volta serão fora de casa.
Quanto mais gols, melhor
Para alcançar a regularidade, Claudinei Oliveira tem reforçado os treinos de finalização. A medida se justifica: embora tenha a quinta melhor defesa, o ataque não é dos mais efetivos – Criciúma e Vasco, que estão na zona do rebaixamento, balançaram mais as redes do que o Peixe no Brasileirão.
Willian José será titular de novo e quer voltar a balançar as redes (Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC)
Um dos responsáveis pelo bom rendimento defensivo do Alvinegro, Edu Dracena aprova o reforço nos treinamentos de finalização, que já renderam frutos: em coletivo realizado contra garotos do sub-20, o time alvinegro venceu por 7 a 0.
– A gente está treinando bastante isso (finalizações). Tivemos a semana passada livre. Essa também. Atacante na frente do gol tem de ter tranquilidade. A gente fica feliz porque está criando bastante. Por outro lado, não está fazendo tanto quanto está criando.
