Clube catalão emite resposta negando acusações sobre a lisura da negociação pelo brasileiro e questiona certas medidas utilizadas pela Justiça
O Barcelona não perdeu tempo e já respondeu ao comunicado emitido na sexta-feira pela promotoria da Audiência Espanhola, o superior tribunal da Espanha que investiga um possível caso de fraude envolvendo a contratação do brasileiro Neymar, no meio do ano passado.
Em nota divulgada em seu site oficial, o clube assegura a lisura nas negociações com o Santos e afirma que as suspeitas recaem sobre a 'complexidade' da contratação realizada na metade de 2013. Além disso, o clube questionou algumas posturas adotadas pela Justiça espanhola, assegurando que sempre se colocou à disposição para esclarecer quaisquer pontos nebulosos sobre o caso.
Confira a nota na íntegra:
O FC Barcelona deseja expressar sua grande indignação pelo comunicado emitido pelo promotor da Audiência Nacional sobre a contratação de Neymar da Silva Santos Júnior emitido nesta sexta-feira.
Parece estranho que a promotoria, após ter requisitado o contrato do jogador e o balanço anual do clube, solicite agora novos documentos, sem jamais cogitar o depoimento dos acusados.
É igualmente difícil de compreender porque, em seus procedimentos, o promotor solicitou à Fifa ou ao Santos os mesmos documentos que o Barcelona já colocou ou poderia ter colocado à disposição do tribunal, como ocorreu no dia 26 de dezembro.
A decisão do promotor coloca em dúvida uma operação sem quaisquer falhas que permitiu ao Barcelona, pela quantia de 57 milhões de euros, a contratação de um atleta que era desejado por muitos clubes. É questionável, ainda por cima, que se ponha em andamento novas diligências completamente desnecessárias, que irão apenas alongar um processo que sempre consideramos infundado e impiedoso.
A operação para a contratação de Neymar foi complexa e exigiu uma grande engenharia. Sempre tivemos esta consciência, como expressamos através do caráter confidencial da maior parte de nossos acordos. Foi o jeito que tivemos para contratar este jogador. Nossos competidores estavam dispostos a fazer a mesma operação por muito mais dinheiro, mas o FCB conseguiu se adiantar através da competência e habilidade dos envolvidos nesta negociação.
A complexidade do contrato, chamada pelo promotor de 'simulação contratual', não pode nunca ser considerada como um delito. Acreditamos que, no comunicado, o promotor parece entender o mesmo de outra forma.
Diante da gravidade dos fatos, e apesar de acreditar no bom trabalho da Justiça, atuaremos com vigor na defesa da honra do FC Barcelona e de seu presidente.