No ano em que o Esporte Clube Taubaté chega ao seu centenário, torcedores do clube do interior paulista iniciaram uma campanha para que quem frequentar o estádio Joaquim de Morais Filho, o Joaquinzão, evite usar camisas de outros times, principalmente dos grandes do estado: Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo.
Campanha da torcida do Taubaté pede que torcedores não usem camisas de outros times (Foto: Reprodução/ Facebook)
O Burro da Central disputa a Série A3 do Campeonato Paulista e a diretoria está fazendo campanhas para aumentar a identificação da cidade com o clube. O presidente Daniel Ambrogi, que assumiu o clube no fim de 2012, tem o planejamento de levar o Alviazul de volta à elite paulista, em 2016.
A campanha foi idealizada pela torcida Cocheira, que se espelha na argentina La Doce, do Boca Juniors. O espaço dos torcedores é próximo ao portão de entrada do Joaquinzão. Sem diretoria, qualquer pessoa pode se juntar aos demais torcedores, mas com uma condição: pular durante todo o jogo. Cobrar a equipe, apenas depois do apito final.
- Todo mundo trata o Taubaté como o segundo time. Mas é um time profissional, registrado na Federação. Queremos que o torcedor que vai ao jogo, trate o Taubaté como um time profissional. Times de outras cidades lançaram campanhas semelhantes e deu certo. Não estamos forçando ninguém. A ideia é apenas mudar essa consciência - diz Luiz Augusto Borges, um dos integrantes da Cocheira.
A campanha foi iniciada no facebook e teve adesão das outras organizadas. O pedido é para que quem não tiver camisas do Taubaté, vá aos jogos com camisetas azul ou branca.