A pré-temporada começou esta semana no Santos, mas o técnico Oswaldo de Oliveira não quer perder tempo. Nesta sexta-feira, no CT Rei Pelé, o treinador comandou o primeiro trabalho com bola do ano e não economizou nos gritos e gestos, chamando atenção dos jogadores a todo instante, cobrando, principalmente, atenção na marcação pressão. Ele também já começou a esboçar o quarteto que imagina como ideal para o ataque, observando o desempenho de Cícero, Montillo, Thiago Ribeiro e Leandro Damião.
Oswaldo dividiu o elenco em dois grupos. Um deles, a cargo do auxiliar Luiz Alberto, reuniu jogadores que estão para sair do Alvinegro, como os meias Pedro Castro (será emprestado ao Espanyol) e Léo Cittadini (que deve ser cedido a algum clube do interior paulista no Estadual), com outros que voltaram de empréstimo e não devem ser ter muitas chances com o treinador. Além deles, integraram esse grupo os jovens atacantes Gabigol e Victor Andrade e quatro meninos relacionados na Copa São Paulo (os meias João Igor, Victor Pucinelli e Gustavo Nascimento e o volante Thiago Maia).
Oswaldo de Oliveira conversa com elenco santista antes do treino (Foto: Lincoln Chaves)
No outro grupo, comandado pelo próprio Oswaldo, foram reunidos 18 jogadores que, a princípio, devem ser mais usados pelo técnico. O destaque ficou por conta do quarteto Cícero, Montillo, Thiago Ribeiro e Leandro Damião, que, atrás do entrosamento ideal, buscaram tabelas e diferentes alternativas nas triangulações. Exigente, o treinador não se poupou nos gritos e gesticulou muito durante o treino – que foi acompanhado pelos atletas da equipe sub-20, que se apronta para o jogo deste sábado, às 10h (de Brasília) contra o Criciúma, na Vila Belmiro, pela terceira rodada da Copinha
Os zagueiros Edu Dracena e Neto, o lateral-esquerdo Eugenio Mena e o meia Léo não participaram do treinamento com bola e fizeram apenas atividades físicas na beira do gramado. O volante Alison e o atacante Giva, por fim, realizaram trabalhos na academia do CT Rei Pelé. O elenco ainda realiza mais um treino nesta sexta, no período da tarde.
Oswaldo, no entanto, pode ter que promover mudanças no time ao longo dos próximos dias, uma vez que Cícero e Montillo têm sido assediados pelo mercado (o camisa 8 está na mira do Fluminense e o argentino é alvo do Shandong Luneng, da China) e o ataque ainda pode ganhar o reforço de Eduardo Vargas, do Napoli, da Itália. A contratação do atacante pode ser sacramentada nesta sexta-feira.