sábado, 8 de março de 2014

'Racista está mais próximo do macaco do que o negro', diz Marcelo Barreto


As notícias envolvendo racismo e esporte têm se tornado cada vez mais comuns no Brasil e no mundo. Depois do fato ocorrido com o jogador Tinga, do Cruzeiro, no Peru, no mês passado, em jogo pela Libertadores, nessa semana o árbitro Márcio Chagas da Silva foi vítima de ofensas e ameaças em jogo do Campeonato Gaúcho, assim como o volante Arouca, do Santos, em partida em Mogi Mirim, pelo Paulistão. Para o apresentador da edição da noite do “SporTV News”, o jornalista Marcelo Barreto , o racista está mais perto do macaco (assista ao vídeo).


- A defesa do Arouca é muito bem colocada e acho que a gente pode ir até mais além. Na cadeia evolutiva, o racista está mais próximo do macaco do que o negro, essa associação que se faz por cor é tão idiota que mostra que o cara que faz essa associação está muito mais atrás na cadeia evolutiva que qualquer um de nós. Todos somos descendentes do macaco, mas parece que o racista ficou um pouquinho mais para trás na evolução humana - afirmou.


Arouca (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação SantosFC)Arouca foi alvo de insultos racistas no jogo contra

o Mogi (Ricardo Saibun / Divulgação SantosFC)


O jogador Rivaldo, também presidente do Mogi Mirim, lamentou os fatos ocorridos no Estádio Romildo Ferreira com Arouca, e prometeu ajudar nas investigações para identificar os responsáveis, mas repudiou qualquer punição ao clube, que inclusive já teve seu estádio interditado pelo Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP). Já Marcelo Barreto, discorda.


- Tem que punir quem faz a ofensa e, infelizmente para o Rivaldo, o clube tem que ser responsabilizado. Se não pode controlar a boca dos torcedores, pode tentar conscientizar seus torcedores de que isso não faz. Esse tipo de ofensa está ficando perigosamente comum aqui no Brasil, já aconteceu também na América do Sul, e é uma coisa muito complicada.


O jornalista ainda citou o caso do árbitro Márcio Chagas da Silva, que relatou as ofensas e ameaças na súmula do jogo entre Esportivo e Veranópolis, no Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Marcelo Barreto se disse assustado com o que foi escrito pelo próprio árbitro.


- As frases que constam da súmula do árbitro são assustadoras. Além das ofensas racistas, têm ameaças de morte: "temos que matar todos vocês". É uma coisa que não vale nem à pena repetir de tão escabroso que é - concluiu.


Carrossel SÚMULA Marcio Chagas - Racismo (Foto: Infoesporte)Márcio Chagas foi até ameaçado de morte em jogo na Serra Gaúcha (Foto: Infoesporte)