Atacante Gabriel, Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)
O jovem Gabriel, o Gabigol, foi o protagonista da vitória do Santos sobre o XV de Piracicaba, por 1 a 0, na estreia da equipe no Campeonato Paulista. Além da boa movimentação ao lado de Geuvânio e Thiago Ribeiro, especialmente no primeiro tempo, a joia santista foi a responsável pelo gol que garantiu os primeiros três pontos do Peixe na competição.
O detalhe, porém, é que Gabriel teve de atuar improvisado contra o Nhô Quim. Sem o atacante Leandro Damião, que ainda não está liberado para jogar, a joia do Alvinegro vestiu a camisa 9 e não decepcionou na função de homem de referência. O gol contra o XV, aliás, foi típico de centroavante: ele recebeu a bola dentro da área, girou sobre a marcação e mandou para as redes.
O técnico Oswaldo de Oliveira está satisfeito com o futebol apresentado pela jovem promessa, de apenas 17 anos. Apesar de dividir os louros da vitória sobre o XV com o elenco, o treinador admitiu que Gabriel fez a diferença, mesmo atuando fora de sua posição. Ele também minimizou o gol perdido pelo atacante no segundo tempo, aos 30 minutos, quando a joia ficou cara a cara com Marcio e, livre de marcação, tentou encobrir o goleiro, sem sucesso.
- Acho que o personagem (da vitória) não foi só o Gabriel, mas toda a equipe, principalmente no que diz respeito à atuação defensiva. E o Gabriel foi o solo. Sabemos que ele não atua nessa função (homem de referência), mas foi muito bem. A vitória se deve a ele ter marcado o gol. Agora, perder gol é normal, ele está amadurecendo e tem muito espaço para crescer avaliou.
O Santos corre para liberar Leandro Damião. Para isso, tem de pagar ao Internacional a segunda das quatro parcelas da compra do atacante, por R$ 42 milhões o Peixe tem até dia 31 para quitar o valor. Até quinta-feira, o clube deve receber, da Doyen Sports (fundo que financiou a transação), o dinheiro referente à parcela para, na sexta, fazer o depósito na conta do Colorado.
A ideia é ter o reforço à disposição já no próximo domingo, diante do Ituano, no Novelli Júnior, pela terceira rodada do Paulistão. Caso contrário, a estreia de Leandro Damião deve ocorrer só no clássico diante do Corinthians, dia 29, na Vila. Enquanto isso, tudo indica que Gabigol deve seguir como falso centroavante do 4-2-3-1 de Oswaldo.