A partir deste sábado, as principais equipes entrarão em campo para disputar a hegemonia local
Os principais campeonatos estaduais de 2014 começam oficialmente neste sábado. Algumas vezes visto com desdém por alguns, tais torneios ainda podem servir de salvação para grandes clubes, que buscam um início de temporada mais tranquilo.
Os estaduais também ajudam a reascender rivalidades locais entre agremiações, dando um tempero todo especial às brincadeiras e provocações saudáveis entre torcedores. Como 2014 é ano de Copa do Mundo, os certames estaduais serão a agenda principal de diversos clubes Brasil afora.
E o seu time, como se preparou para estes torneios, que ajudaram a disseminar a paixão pelo futebol desde a chegada do esporte ao Brasil? Confira este rápido resumo sobre as principais equipes que disputam os estaduais do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Neste ano, a competição estadual muitas vezes chamada de “mais charmosa” do Brasil volta a ter uma fórmula com turno único. Serão 16 equipes, que se digladiarão até ficarem definidos os semifinalistas, que se enfrentarão em partidas eliminatórias.
O Botafogo é o atual campeão carioca |
Botafogo: o atual campeão carioca não conta mais com Clarence Seedorf, principal nome do time nas últimas temporadas. Por estar disputando a Copa Libertadores da América, o Glorioso vai poupar seus principais jogadores e aposta principalmente nas revelações das categorias de base para o certame carioca. Até agora, as principais contratações do clube da Estrela Solitária foram: Juan “El Tanque” Ferreyra, Bolatti, Airton, Rodrigo Souto e Jorge Wagner, que serão comandados pelo técnico Eduardo Húngaro.
Flamengo: após um fraco início de 2013, o término do ano com o título da Copa do Brasil e consequente vaga na Libertadores da América animou os rubro-negros, que também deverão utilizar jovens promessas do clube no “Cariocão”. A notícia ruim até o momento é o imbróglio envolvendo o volante Elias, destaque na última temporada, mas que pertence ao Sporting, de Portugal. Os principais reforços para o técnico Jayme de Almeida até o momento são: Elano, Everton, Léo, Alecsandro, Frickson Erazo, Feijão e Lucas Mugni.
Vasco: sem conquistar o estadual desde 2003, o Gigante da Colina ainda sofre ao pensar no rebaixamento da última temporada. Fora de campo, porém, a diretoria vascaína se movimentou e trouxe importantes nomes para a temporada 2014. O técnico Adílson Batista agora poderá contar com um goleiro de confiança: Martín Silva. Além do uruguaio, Eduardo Aranda, o zagueiro Rodrigo, Everton Costa e Diego Renan já chegaram a São Januário.
Fluminense: às voltas com a Justiça, o Tricolor das Laranjeiras ainda não sabe se jogará a primeira ou a segunda divisão do Campeonato Brasileiro em 2014. No entanto, o poder financeiro dado pela patrocinadora parece não ter diminuído. O técnico volta a ser Renato Gaúcho, velho conhecido da torcida. As duas principais contratações são Walter, que brilhou no Goiás, e o ídolo Conca, que retorna após uma passagem vitoriosa pelo futebol chinês.
Outros participantes: Bangu, Bonsucesso, Madureira, Volta Redonda, Cabofriense, Friburguense, Boa Vista, Audax-RJ, Duque de Caxias, Macaé, Nova Iguaçu, Resende.
O regulamento do Paulistão 2014 é pra lá de confuso: quatro grupos com cinco times em cada. Após 15 rodadas de confrontos contra equipes de outras chaves, os dois primeiros de cada grupo jogarão as quartas de final. Como nenhum dos quatro grandes do estado vai jogar a Copa Libertadores, o estadual será a principal competição para Corinthians, Santos, Palmeiras e São Paulo neste início de ano.
Agora no Tottenham, Paulinho foi destaque do Corinthians no estadual de 2013 |
Corinthians: o atual campeão estadual busca se renovar após uma temporada decepcionante, que esfriou as grandes expectativas criadas depois que o clube venceu a Libertadores e o Mundial de Clubes, em 2012. Mano Menezes retomou o comando técnico após a saída de Tite e é a grande chegada no Parque São Jorge, além da aposta nos laterais Uendel e Fágner, que volta a vestir a camisa corintiana. O ataque, setor menos eficiente de 2013, segue sendo o mesmo.
Santos: o time da Vila Belmiro se acostumou a levantar o estadual nos últimos anos, e já desponta como um dos favoritos. Após um bom trabalho no Botafogo, o técnico Oswaldo de Oliveira chegou para comandar o Peixe, que acertou também com o atacante Leandro Damião, ex-Internacional, por R$ 41,6 milhões, a maior transação do futebol brasileiro.
Palmeiras: de volta à elite do futebol nacional, o Alviverde busca um título para o ano de seu centenário. E o técnico Gilson Kleina recebeu vários reforços para reforçar o time que foi campeão da Série B em 2013. O zagueiro Lúcio, o meio-campista França e os atacantes Diogo e Marquinhos Gabriel são as principais caras novas do time do Parque Antártica.
São Paulo: o último ano deu calafrios para a torcida tricolor, já que o time flertou com o rebaixamento no Brasileirão. Após a chegada de Muricy Ramalho, a equipe se acertou e dá esperança de dias melhores, já que Paulo Henrique Ganso parece ter finalmente encontrado seu bom futebol. Até o momento o único reforço é o volante Luis Ricardo, ex-Portuguesa.
Outros participantes: Atlético Sorocaba, Comercial, Linense, Penapolense, Audax-SP, Botafogo-SP, Ituano, XV de Piracicaba, Paulista, Ponte Preta, Portuguesa, São Bernardo, Bragantino, Mogi Mirim, Oeste, Rio Claro.
Os clássicos já fervorosos entre Cruzeiro e Atlético-MG prometem pegar fogo, já que os dois principais clubes de Minas Gerais venceram Campeonato Brasileiro e Libertadores da América, respectivamente, em 2013. No entanto, a participação de ambos no principal torneio de clubes das Américas deverá fazer com que tanto a Raposa quanto o Galo poupem seus principais nomes no início do certame, que começa no dia 26 de janeiro.
Atlético-MG e Cruzeiro foram os dois times mais vitoriosos do Brasil em 2013 |
Atlético-MG: o atual campeão estadual e continental não conta mais com o técnico Cuca, que rumou para o futebol chinês. Gilberto Silva e Alecsandro também saíram. No entanto, a torcida atleticana, que mostrou descontentamento quando Paulo Autuori foi anunciado como novo treinador, já teve um motivo para comemorar neste ano quando Ronaldinho Gaúcho estendeu seu vínculo com o Galo.
Cruzeiro: campeão brasileiro com sobras, a Raposa manteve a base vitoriosa e ainda trouxe bons reforços. O principal deles foi o meia-atacante Marlone, destaque do Vasco em 2013. O técnico Marcelo de Oliveira também conta com as chegadas de Marcelo Moreno, Rodrigo Souza, Samudio e Vilson.
Outros participantes: América-MG, Boa Esporte, Caldense, Guarani-MG, Minas Futebol, Nacional-MG, Tombense, Tupi, URT, Villa Nova-MG.
Serão 16 equipes divididas em dois grupos, mas Internacional e Grêmio, obviamente - por toda a tradição, poder econômico e técnico - são os favoritos a conquistarem vagas na fase que vai dar quartas de final até a grande decisão.
A dupla Gre-Nal: sempre favoritos ao título gaúcho |
Grêmio: apesar de ser o atual vice-campeão nacional, o Tricolor Gaúcho foi obrigado a negociar alguns jogadores para equilibrar as finanças. O técnico Enderson Moreira, que chega após um grande trabalho com o Goiás, já disse que vai levar a competição muito à sério, apesar da participação do time na Libertadores da América. Os principais reforços até o momento foram: Pedro Geromel, Edinho e o argentino Alan Ruiz.
Internacional: como foco total no Gauchão, já que não conseguiu vaga na Libertadores da América, o Inter busca voltar a erguer troféus após a decepcionante temporada de 2013. Além do técnico Abel Braga, chegaram o meio-campista Charles Aránguiz e o goleiro Dida, que atuava no rival tricolor. No entanto o Colorado teve perdas significantes na frente, já que Scocco não deve continuar e Leandro Damião rumou para o Santos. A esperança é nas permanências de D’Alessandro e Forlán.
Outros participantes: Aimoré, Brasil de Pelotas, Esportivo, Juventude, Lajadense, São José, Veranópolis, Caxias, Cruzeiro-RS, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, São Luiz, São Paulo-RS.