sexta-feira, 7 de março de 2014

Em vídeo, Arouca desabafa contra o racismo: "Tenho a pela negra, visto o manto branco que foi de Pelé"


Após ser chamado de macaco pela torcida adversária, o jogador do Santos desabafou em peça da Santos TV


Após ser chamado de 'macaco' na vitória do Santos por 5 a 2 contra o Mogi Mirim, o volante Arouca desabafou através de um vídeo, que foi divulgado pelo canal de TV do clube. O jogador lembrou sua identificação com o clube praiano, jamais abalada por sua cor de pele ou origem social.

“Esta é minha quinta temporada vestindo a (camisa) cinco do Peixe. Já vivi três títulos paulistas, uma Copa do Brasil, uma Libertadores e uma Recopa. E antes de ser jogador sou ser-humano, pai, marido, cidadão, carioca de origem e santista de coração. Tenho a pele negra, cabelo afro e visto o mesmo manto branco que vestiu o Rei. Carrego orgulho no peito e sou grato a Deus por tudo isso. Tudo isso”, disse no vídeo.


A Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou, em comunicado oficial, que o estádio Romildo Vitor Gomes de Ferrari, do Mogi Mirim, será interditado após os atos racistas contra o jogador.


O futebol brasileiro sofre com outro caso de preconceito racial sofrido no Rio Grande do Sul pelo árbitro Márcio Chagas da Silva, que teve o carro depredado e ouviu xingamentos vindos das arquibancadas durante a partida entre Esportivo e Veranópolis, também na quarta-feira.