Líder do Grupo C e dono do melhor ataque do Campeonato Paulista, o Santos baseia seu estilo de jogo no futebol ofensivo e na ousadia dos Meninos da Vila. Mas o empate diante do Rio Claro, por 3 a 3, no último domingo, pela 14ª rodada do Campeonato Paulista, ligou o sinal de alerta na cabeça do técnico Oswaldo de Oliveira . De acordo com o treinador, os garotos do Peixe precisam amadurecer rapidamente se quiserem conquistar títulos.
- Estamos chegando a um momento de decisão, e isso é muito difícil quando se tem um time com muitos jovens. Eles acabam perdendo a concentração em alguns momentos. É uma coisa com a qual temos de conviver. Eles precisam amadurecer rápido.
A preocupação com a imaturidade do time se justifica. Dos 28 jogadores utilizados pelo treinador santista na temporada, 11 foram campeões da Copa São Paulo de Futebol Júnior nos últimos dois anos. Artilheiros da equipe ao lado do experiente Cícero, os jovens atacantes Gabigol e Geuvânio não entram nessa cota de vencedores da Copinha, mas também têm pouco tempo no elenco profissional.
Geuvânio e Gabigol lideram a turma dos mais novos no Alvinegro Praiano (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)
Apesar de exigir o amadurecimento dos pupilos, Oswaldo de Oliveira acredita que os erros cometidos durante a primeira fase do Paulistão serão muito importantes para a formação do time, que já garantiu vaga nas quartas de final e enfrenta o Palmeiras no próximo domingo, na Vila Belmiro, pela 15ª rodada, pelo primeiro lugar geral do torneio - o que garante vantagem de jogar em casa no mata-mata.
- No momento, o erro não é mortal. Nós temos possibilidade de recuperação. Tenho certeza que isso vai nos ensinar para as partidas decisivas do campeonato.
Time ideal tem apenas um 'trintão'
- Oswaldo de Oliveira condena erros após empate do Santos: 'Imperdoável'
- Técnico do Peixe 'esquece' quartas de final contra Ponte e mira vitória contra Palmeiras
Sem o capitão Edu Dracena, que lesionou o joelho e só deve voltar a jogar no segundo semestre, o time ideal do Peixe tem apenas um jogador com mais de 30 anos de idade. Trata-se do goleiro Aranha (33). Além dele, os mais experientes são o zagueiro Neto (28), o volante Arouca (27), o meia Cícero (29) e o atacante Thiago Ribeiro (28).
Na ponta contrária, a turma dos jovens é liderada por Gabigol. O caçula do elenco tem 17 anos e seis gols no Paulistão. O zagueiro Jubal (20) e o atacante Geuvânio (21) completam a lista de Meninos da Vila na equipe titular de Oswaldo de Oliveira.