Ser zagueiro em um dos times mais ofensivos da história do futebol. Essa foi a missão Oscar Bernardi, defensor da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1982. Ele era o responsável pelo trabalho "sujo" na equipe de Telê Santana, enquanto astros como Zico, Sócrates, Éder, Falcão e outros brilhavam no ataque.
Em visita ao Guarujá, o ex-jogador de São Paulo, Ponte Preta e da Seleção analisou a dupla de jovens zagueiros do Santos. Para ele, Gustavo Henrique e Jubal têm condições de suportar a pressão de jogar em um clube com tradição na formação de bons jogadores.
- O zagueiro, no Santos, tem sempre um papel muito difícil. Aqui, como na Seleção da Copa em que eu joguei, são montados times ofensivos. Então, quem joga atrás tem uma tarefa ingrata. Mas eles têm mostrado muita personalidade e talento para aguentar essa pressão – comenta.
Gustavo Henrique e Jubal: dupla santista ganha elogios de zagueiro da Copa de 1982 (Foto: Bruno Giufrida)
Ele destaca que atuar no profissional é diferente da base, mas entende que, apesar de jovens, Gustavo e Jubal já mostraram maturidade e que isso foi importante para eles aproveitarem as chances no time do Santos.
- Fittipaldi aprova parceria entre Massa e Williams: 'Casamento perfeito'
- Sem Dracena e Gustavo Henrique, Santos mira zagueiro argentino
- Após cirurgia, Gustavo Henrique agradece ao apoio da família e da namorada
- Jubal descarta mudança de postura contra rivais: 'Esse é o nosso estilo'
- Os dois são muito jovens e o Santos tem que ter muito cuidado com isso. Eles são excelentes zagueiros, já tem uma bagagem importante, foram campeões da Copa São Paulo (em 2013) e estão dando conta do recado em um time grande – conclui.
Oscar participou de um evento que reuniu celebridades do esporte, como a ex-jogadora de basquete Hortência, o ex-piloto Emerson Fittipaldi e a ex-atleta de vôlei Ana Moser.
Gustavo Henrique, que iniciou a temporada 2014 como titular na zaga do Santos, sofreu uma entorse no joelho direito durante um treinamento no CT Rei Pelé e só retorna aos gramados no segundo semestre. Jubal, por sua vez, assumiu a vaga de Gustavo, com quem formou dupla na conquista da Copinha do ano passado.
* Com supervisão de Alexandre Lopes