sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Jornais do exterior deixam Neymar em segundo plano e destacam a goleada



A presença de Neymar, que pela primeira vez atuou diante da torcida do Barcelona no Camp Nou, ficou em segundo plano para os principais jornais espanhóis diante da goleada desta sexta-feira por 8 a 0 sobre o Santos. Com as manchetes destacando a chuva de gols da partida, a imprensa ibérica não escondeu a euforia com a vitória catalã, mas teve também, como era de se esperar, inúmeras referências a presença de Neymar.


Por exemplo, o "Mundo Deportivo", de Barcelona, colocou a goleada em seu destaque principal, mas reservou um espaço generoso para elogiar o brasileiro. Em um artigo escrito pelo jornalista José Luis Artús, o diário afirmou que Neymar é a "peça que faltava para a equipe", por se adaptar bem à ponta esquerda, posição carente na história recente do time. Além disso, destacou a participação e as assistências do ex-santista (ele deu passes para os gols de Fàbregas e Adriano) no jogo.


Montagem jornais Neymar Barcelona (Foto: Reprodução )A repercussão em torno da goleada do Barcelona sobre o Santos no Camp Nou (Foto: Reprodução )


Em seu site oficial, o Barça também destacou a goleada e a festa no Joan Gamper, torneio que serve para apresentar o elenco para a torcida antes da temporada. O "Marca", de Madri, deu mais espaço para a vitória das meninas do polo aquático da Espanha sobre a Austrália na decisão do Mundial de Esportes Aquáticos. Mas não deixou o duelo passar batido e falou em "fogos de artifício no Camp Nou", referência à grande atuação catalã no duelo.


Tata Martino é exaltado


O dia era de festa para o Barcelona, para Neymar... e também para Tata Martino, que estreou à frente da equipe nesta sexta-feira. Por isso, o diário "Sport" também celebrou a goleada justamente na primeira partida sob o comando do novo treinador. Segundo o jornal, o "Barça de Tata estreia com mambo".


O argentino "Olé" também celebrou a presença do treinador, ex-Newell's Old Boys, no banco de reservas culé. Os hermanos falaram que foi uma "estreia dos sonhos" e que os "catalães esmagaram um péssimo Santos".


Diante de um público de 81.251 pessoas no Camp Nou, a goleada do Barcelona foi construída graças aos gols de Alexis Sánchez, Messi, Dongou, Adriano, Fàbregas (duas vezes), Pedro e Leo (contra). Com a goleada, o clube, que já organizou o Joan Gamper em 48 oportunidades, levantou a taça pela 36ª vez.