sábado, 31 de agosto de 2013

Contra Fluminense, Claudinei Oliveira reencontra adversário do 'debute'


O Santos enfrenta, neste sábado, o Fluminense pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será especial para o treinador Claudinei Oliveira, que reencontrará do outro lado o técnico adversário do seu primeiro jogo no comando do time profissional do Peixe: Vanderlei Luxembrugo.


A relação entre Claudinei e Luxemburgo, porém, é bem mais antiga que o empate por 1 a 1 contra o Grêmio, na Vila Belmiro, pela terceira rodada do Brasileirão, quando Luxemburgo ainda dirigia o tricolor gaúcho. O primeiro contato entre os dois aconteceu em 2006, e o atual comandante do Peixe recorda com detalhes.


- Sou muito admirador do trabalho dele (Luxemburgo). É um dos grandes do Brasil. Quando vim para a base (do Santos), ele fez um curso/estágio, em 2006. Vieram ex-atletas, e tive a oportunidade de fazer (o curso) e acompanhar o dia-a-dia dele. Serviu de aprendizado - rememora.


Claudinei Oliveira, treinador do Santos (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)Claudinei quer vitória do Peixe contra o Flu de Luxemburgo (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)


O adversário deste sábado é uma referência para Claudinei, mas o treinador santista não quer saber de reverências. Para ele, a maior homenagem que pode fazer a Luxemburgo é vencer o duelo no Maracanã.



- Enfrentei-o dirigindo o Grêmio. É um cara que reputo como um dos que mais enxergam o jogo. Você não pode estar dormindo. É profissional do mais alto nível. Espero ter sucesso contra ele - destaca.


Embora saiba a importância dos técnicos na montagem dos elencos e na definição de estilos de jogo, Claudinei reconhece que, dentro de campo, os protagonistas são outros, e que nem ele, nem Luxemburgo podem mudar isso.


- Quem joga o jogo são os jogadores. Não sou eu quem joga. São jogadores em campo, cada um com seu plano de jogo.