sábado, 31 de agosto de 2013

Fluminense 0 x 2 Santos: Com gols de Thiago Ribeiro e Cícero no primeiro tempo, santistas saem do Rio com vitória

Com um público pequeno e jogando muito abaixo do esperado, o Fluminense conheceu mais uma derrota neste Brasileirão: diante do Santos, os cariocas perderam pelo placar de 2 a 0, em partida válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com gols marcados por Thiago Ribeiro e Cícero, o Peixe soube administrar o resultado e tirar proveito da fragilidade do rival. Como se não bastasse a derrota e a aproximação no Z-4, o Fluminense viu ainda seu artilheiro, Fred, mancar em campo com uma lesão na coxa.


Paulistas dominam primeira etapa


O confronto começou com o Fluminense parecendo que tomaria as ações da partida: com um pouco mais de movimentação no meio e toque do bola, os cariocas pecavam somente no último toque, muitas vezes realizado por Edinho. Fred e Sóbis, buscando o jogo, também ajudavam na armação.




O Santos, por sua vez, soube esperar o melhor momento para atacar. Forte na marcação, o time saiu na frente do placar aos 12 minutos quando, Thiago Ribeiro, antecipando a zaga, marcou o primeiro para o Peixe.


Aos 29, o Alvinegro transformou a organização e superioridade tática em mais um gol: Cícero, que já defendeu o time das Laranjeiras, balançou as redes numa linda cobrança de falta.


A se destacar de negativo foi a confusão ocorrida no anel superior do Maracanã, que começou aos 36 minutos e se estendeu até instantes finais do primeiro tempo.


Com vantagem, Peixe administra jogo


Apoiados pela boa vantagem conquistada no primeiro tempo, os paulistas voltaram mais relaxados para a etapa final, dando mais espaços para os cariocas atacarem. Vágner e Rafael Sóbis, pelo Tricolor, eram os jogadores mais perigosos, muito embora sem serem efetivos na hora de marcar o gol.


O principal lance do Fluminense na etapa final aconteceu aos 13: em boa triangulação feita com Marcos Júnior, Vágner saiu na cara de Aranha, que operou um verdadeiro milagre.


Se o gol estava difícil de sair para o Flu, ficou mais ainda depois dos 20: machucado, Fred continou em campo apenas para não desfalcar o time, que já tinha feito as três substituições. Não à toa o Santos passou a ser melhor na segunda metade do segundo tempo.


No fim, a supremacia santista alcançada no primeiro tempo fez valer a tranquilidade do time no segundo. Os donos da casa, totalmente confusos e com o meio perdido e o ataque inoperante, saíram de campo vaiados por sua torcida.


Com a vitória, o Santos passou a ter 22 pontos no Campeonato Brasileiro, se afastando da degola e ocupando a 11ª posição. Na próxima rodada o Alvinegro enfrenta o Atletico-PR. O Fluminense, vendo o Z-4 bem mais de perto depois desta derrota, continua com seus 18 pontos, na 15ª colocação. No meio da semana o time viaja até Minas Gerais, onde enfrenta o Atlético-MG.