quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Grêmio e Santos decidem vaga com promessa de jogo franco na Arena


Montillo Santos Grêmio (Foto: Ivan Storti / Divulgação Santos FC)Grêmio, de Rhodolfo, e Santos, de Montillo, duelam

na Arena (Foto: Ivan Storti / Divulgação Santos FC)


As situações são diferentes, mas a maneira de projetar o confronto é a mesma: Grêmio e Santos apostam no ataque para avançar às quartas de final da Copa do Brasil. O Tricolor, para reverter a desvantagem da derrota por 1 a 0, semana passada, na Vila Belmiro. O Peixe adota tal postura para evitar ser pressionado na Arena, nesta quarta-feira, às 21h50m, e desperdiçar a chance de confirmar a classificação.


Os comandados de Renato Gaúcho precisam ganhar por dois gols de diferença para manter o sonho do pentacampeonato. A confiança é na boa fase da equipe – vem de quatro vitórias consecutivas no Brasileirão – embora o mau resultado na semana passada. O esquema com três zagueiros e três volantes, entendem os tricolores, reforça o sistema defensivo sem afetar o ataque.


Já o Santos encara a partida com o regulamento embaixo do braço, mas sem abrir mão de atacar. O técnico Claudinei Oliveira pediu a seus jogadores que não esperem pelo adversário. Ele quer que o time coloque em prática seu jogo. Passa com vitória, empate e derrota por um gol - desde que balance a rede rival. Uma das principais apostas do Alvinegro é o atacante Gabriel, que completa 17 anos na sexta-feira. O garoto marcou o gol santista no duelo de ida no 2 a 0 sobre o Vitória, sábado, que encerrou uma sequência negativa de seis partidas sem vencer no Campeonato Brasileiro.


A partida será transmitida ao vivo para o Rio Grande do Sul e Santos pela Rede Globo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o duelo em tempo real e com vídeos exclusivos.


header as escalações 2 (Foto: arte esporte)


Grêmio: Renato Gaúcho apostou no descanso e na conversa para levar o Grêmio à próxima fase. Embora não tenha indicado a escalação, manterá o esquema 3-5-2, com três volantes. Até porque Zé Roberto e Vargas, embora recuperados de lesão, sobraram dos relacionados, - ainda não estão com 100% da forma física. O time: Dida; Werley, Rhodolfo e Bressan; Pará, Souza, Riveros, Ramiro e Alex Telles; Kleber e Barcos.


Santos: Os dois resultados positivos consecutivos - Grêmio, na Copa do Brasil, e Vitória, no Brasileirão - deram confiança e tranquilidade ao time paulista, que passou por momentos turbulentos após a goleada sofrida para o Barcelona por 8 a 0 em amistoso. Há confiança em passar de fase. O time é o mesmo, mas com uma dúvida no meio: Alan Santos seria titular, mas sofreu um corte no pé e abriu uma vaga. Renê Júnior, por ser mais marcador, é quem deve substituí-lo. As outras opções são o veterano Marcos Assunção e o jovem meia Leandrinho. A escalação provável: Aranha; Rafael Galhardo, Gustavo Henrique, Durval e Eugenio Mena; Alison, Renê Júnior (Marcos Assunção ou Leandrinho), Cícero e Montillo; Thiago Ribeiro e Gabriel.


header quem está fora (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)


Grêmio: Adriano (joelho direito) e Elano (fratura na coluna) estão machucados. Zé Roberto e Vargas ainda recuperam a forma física após tratarem lesões.


Santos: Edu Dracena, suspenso, e os machucados Arouca (coxa direita) e Alan Santos (corte no pé direito) estão impedidos de atuar. Cicinho e Renato Abreu (já disputaram a Copa do Brasil por Ponte Preta e Flamengo, respectivamente) sequer ficaram à disposição.


header pendurados (Foto: ArteEsporte)


Grêmio: Ninguém.


Santos: Durval e Renê Júnior.


header o árbitro (Foto: ArteEsporte)


O árbitro da partida será Felipe Gomes da Silva (PR), auxiliado por Guilherme Dias Camilo (MG) e Fabiano da Silva Ramires (ES).


header_estatisticas (Foto: arte esporte)


Grêmio: Em suas participações no torneio, o Grêmio conseguiu avançar, após perder o jogo de ida fora de casa, em seis oportunidades. Mas, em cinco vezes, foi derrotado fora de casa no jogo de ida e não conseguiu a desvantagem.


Santos: Nas cinco vezes em que o Santos venceu em casa o jogo de ida, independentemente do placar, perdeu o confronto apenas uma vez. Foi nas oitavas de final da edição 1997 ao ser eliminado pelo Inter.


header_na_historia (Foto: arte esporte)


Em 13 de maio de 2010, no Olímpico, Grêmio e Santos fizeram um grande jogo. O primeiro da semifinal da Copa do Brasil 2010. O Tricolor saiu perdendo de 2 a 0, mas virou a 4 a 3. Borges, trêz vezes, e Jonas marcaram os gols. A vantagem, porém, seria insuficiente. O Peixe reverteria na Vila Belmiro. E seria campeão.