sábado, 31 de agosto de 2013

Eliminados na Copa do Brasil, Flu e Santos duelam em busca de fôlego


Na final da Copa das Confederações, Fred e Neymar formavam a dupla de ataque campeã pela seleção brasileira. Pouco tempo depois as estrelas se separaram e, hoje, vivem realidade bem diferente daquela final mágica, com vitória por 3 a 0 sobre a Espanha (dois gols de Fred e um de Neymar). No Brasileiro, porém, o camisa 9 só fez três gols - e não marca há quatro jogos. Neymar saiu do Brasil, é a nova estrela do Barcelona e deixou o Santos à deriva. Na tabela, a diferença é de um ponto e duas posições. O Peixe está em 13º, como dois jogos a mais por fazer, e o Tricolor, em 15º, com 18 pontos, a três da zona de rebaixamento. A bola rola para o duelo às 21h deste sábado, no Maracanã.



Nas Laranjeiras, a semana foi tumultuada. Começou com o anúncio de aposentadoria do craque Deco e terminou com a ressaca da eliminação da Copa do Brasil para o Goiás. Antes da partida contra o Santos, o diretor de futebol Rodrigo Caetano tomou a palavra no clube para falar sobre a crise financeira e sobre as dificuldades do clube. Até mesmo o anunciado interesse na contratação de Conca - sonho antigo da diretoria tricolor - ficou em segundo plano, diante do desafio de fugir o quanto antes da zona de rebaixamento.


O time de Vanderlei Luxemburgo aposta em Fred, mesmo em baixa nas últimas partidas. E também na experiência. Felipe, de 35 anos, segue no meio de campo, enquanto Rafael Sobis compõe a frente ao lado do camisa 9 tricolor.


O Santos entra em campo neste sábado pensando em um recomeço. Com apenas o Brasileirão como compromisso até o fim do ano, o Peixe tenta se recuperar na tabela de classificação. Apesar do tropeço na Copa do Brasil, o técnico Claudinei Oliveira se mostra otimista e já pensa na classificação para a Libertadores - o Alvinegro tem dois jogos a menos que a maior parte dos adversários na competição. Contra o Fluminense, porém, o treinador não terá três peças importantes: os volantes Alison e Arouca e o meia Montillo, principal destaque da equipe na temporada.


O jogo será exibido para todo o país pelo PremiereFC, em sistema pay-per-view, e acompanhado em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM com vídeos exclusivos.

header as escalações 2


Fluminense: o técnico Vanderlei Luxemburgo deve mandar um time mais calejado a campo neste sábado contra o Santos. Apesar de não ter Diguinho, Jean e Leandro Euzébio, o treinador retorna com Felipe ao time titular e deve deixar Wagner no meio de campo, próximo aos atacantes Rafael Sobis e Fred. A surpresa pode ser a escalação do meia Eduardo no meio de campo. O time provável é: Diego Cavalieri, Igor Julião, Gum, Anderson, Carlinhos; Edinho, William, Felipe, Wagner (Eduardo); Rafael Sobis e Fred.


Santos: Claudinei Oliveira confirmou praticamente todo o time para o duelo contra o Fluminense. Quase! O substituto de Montillo, que lesionou a coxa esquerda e desfalca a equipe, ainda não foi definido, ao contrário dos retornos do lateral-direiro Cicinho, do zagueiro Edu Dracena e do volante Alan Santos. O provável Peixe para o jogo deste sábado é: Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Durval e Eugenio Mena; Renê Júnior, Alan Santos, Cícero e Leandrinho (Léo Cittadini ou Pedro Castro); Thiago Ribeiro e Gabriel.

quem esta fora (Foto: arte esporte)


Fluminense: os volantes Diguinho e Jean estão fora, ambos com estiramento na coxa. O zagueiro Leandro Euzébio é outro que está lesionado. Michael segue suspenso preventivamente por doping.


Santos: Arouca (lesão muscular na coxa direita), Alison (suspenso), Montillo (lesão muscular na coxa esquerda) e Renato Abreu (readquirindo a melhor forma física e técnica) não jogam.


header pendurados (Foto: ArteEsporte)


Fluminense: Fred, Igor Julião e Rafael Sobis.


Santos: Aranha, Arouca, Cícero, Durval, Edu Dracena, Mena e Rafael Galhardo.


header o árbitro (Foto: ArteEsporte)


Leandro Pedro Vuaden (RS) apita o jogo, auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Cristhian Passos Sorence (GO). O árbitro trabalhou em sete partidas neste Brasileiro. Vuaden aplicou 3,6 cartões amarelos em média e nenhum vermelho. Ainda marcou média de 34,8 faltas por jogo e não assinalou nenhum pênalti. O campeonato tem média de 4,3 cartões amarelos e 0,3 cartões vermelhos. São 34 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.


header_estatisticas (Foto: arte esporte)


Fluminense: o Tricolor é a sexta equipe que mais finaliza no Brasileiro (12,5 por jogo), mas ainda peca na eficiência, já que o time fez apenas 19 gols na competição. O time conta com um bom retrospecto como mandante contra adversários de fora do Rio de Janeiro. São quatro vitórias, um empate e um empate em seis partidas disputadas (72,2% de aproveitamento). O Flu se destaca também pelo número de roubadas de bola (13.8 por jogo).


Santos: o Peixe ainda busca a sua afirmação no Brasileiro deste ano. Para isso acontecer, é necessário melhorar o desempenho fora de casa. Até aqui, o clube paulista faturou apenas 27,7% dos pontos disputados longe de seus domínios. Um fator positivo da equipe treinada por Claudinei Oliveira é o baixo índice de passes errados (menos de 28 por jogo). O Santos também não costuma apelar para o antijogo. São apenas 14,5 faltas cometidas por confronto. O último confronto entre os clubes no Maracanã aconteceu em 2010. E o Alvinegro praiano levou a melhor: 4 a 1.


header_na_historia (Foto: arte esporte)


Em partida válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2005, Fluminense e Santos entraram no gramado do Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, para um confronto direto. Em jogaço espetacular, o Flu de Petkovic, autor de lindo gol, levou a melhor e venceu por 4 a 3. Gabriel, Leandro e Arouca completaram para o Tricolor. Luiz Alberto, Ávalos e Basílio marcaram para o Santos Veja aqui a ficha do jogo na Futpédia.


Transmissão - Premiere FC 1 (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)