sábado, 31 de agosto de 2013

Resta um: Santos é o único grande que não sofreu gols de Fred pelo Flu


fred vanderlei luxemburgo treino flu (Foto: Fernando Cazaes/Photocamera)Fred é esperança de gols do Fluminense

(Foto: Fernando Cazaes/Photocamera)


Desde a chegada de Fred ao Fluminense, em 2009, o torcedor se acostumou a ver o jogador decidindo grandes jogos e marcando gols em momentos decisivos. Mas resta um desafio para o camisa 9: dos outros 11 grandes clubes do futebol brasileiro, apenas um ainda não foi sua vítima com a camisa tricolor. Justamente o Santos, rival deste sábado, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, não sofreu gols do atacante desde sua chegada ao Rio de Janeiro.


Foram cinco confrontos com o artilheiro em campo, com duas vitórias do Flu e três do Peixe. Nos últimos dois jogos, no Campeonato Brasileiro de 2012 (empate por 1 a 1 na Vila Belmiro e vitória tricolor por 3 a 1 no Engenhão), Fred ficou de fora devido a contusões. Sua última chance foi na vitória por 3 a 2, no segundo turno do Brasileiro de 2011, em partida disputada no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Na ocasião, foi substituído e acabou dando lugar ao autor do gol da vitória nos minutos finais: o zagueiro Márcio Rosário.


Nos tempos de Cruzeiro, a sorte de Fred era melhor contra a equipe santista. Foram três gols marcados em duas partidas disputadas, todas no Mineirão. No empate por 4 a 4, em 2004, quando Vanderlei Luxemburgo treinava o rival, Fred marcou duas vezes, e na vitória por 3 a 2, em 2005, também deixou o seu.


Sem marcar desde a partida contra o Vitória, pela 12ª rodada, e de volta ao Campeonato Brasileiro após cumprir suspensão no duelo contra o São Paulo no último final de semana, Fred ainda segue atrás de entrar no top 10 de artilheiros da história do Fluminense. Com 112 gols marcados, faltam dois para igualar a marca de Magno Alves. Nas rodadas seguintes, o capitão do Flu desfalca a equipe para se apresentar à seleção brasileira.


Fluminense e Santos se enfrentam neste sábado, às 21h (de Brasília). A partida acontece no Maracanã e pode valer posições na tabela, já que o Tricolor ocupa a 15ª posição, com 18 pontos, e o Peixe é o 13º colocado, com 19.


* Thiago Benevenutte, estagiário, sob a supervisão de Rodrigo Sirico


Transmissão - Premiere FC 1 (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)