sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Gabigol comemora 17 anos e pede vitória contra Flu como presente


Gabriel Barbosa, atacante do Santos (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)Gabriel festeja aniversário com titularidade no Peixe

(Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)


O elenco do Santos está em festa. Nesta sexta-feira, o atacante Gabriel, principal destaque do time nos últimos jogos, completa 17 anos e comemora a data celebrando a titularidade e de olho em um presente especial: uma vitória contra o Fluminense no sábado, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.


Titular nos dois últimos compromissos do Peixe na temporada - o triunfo por 2 a 0 diante do Vitória e a derrota por 2 a 0 para o Grêmio -, a promessa santista quer comemorar dentro de campo.


- Não vou fazer festa, porque (na sexta-feira) viajamos para o Rio de Janeiro (para enfrentar o Fluminense, no Maracanã, sábado de noite). Espero ter a vitória como presente - comenta o garoto.


Gabriel chegou ao Santos pelas mãos de um dos maiores ídolos do clube, Zito, que brilhou com a camisa alvinegra e disputou nada menos que 727 jogos pelo Peixe - é o terceiro jogador com mais partidas na história do clube. Em pouco tempo, justificou a aposta do ex-atleta, conquistando o Paulista Sub-13 em 2008, o Paulista Sub-15 em 2009 e o Brasileirão Sub-17 em 2010.


Além disso, cansou de balançar as redes: segundo as contas dos pais, ele marcou cerca de 600 gols na base santista. Daí o apelido que pegou entre a molecada, mas que ele insiste em tentar enterrar no passado.


- O Gabigol foi uma brincadeira do pessoal, mas eu prefiro Gabriel. É o meu nome.


Mosaico Gabriel Santos (Foto: Editoria de Arte)As várias fases do garoto que multiplicou gols na base e foi 'rebatizado' como Gabigol (Foto: Editoria de Arte)


O debute, os primeiros gols e a vaga não assegurada


A estreia de Gabriel no time profissional aconteceu em maio deste ano, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, quando o Santos empatou por 0 a 0 com o Flamengo. A oportunidade não poderia ser mais especial: o seu debute aconteceu no mesmo dia do último jogo de Neymar com a camisa alvinegra. De lá para cá, oito partidas, dois gols e muitos elogios de companheiros de time e do técnico Claudinei Oliveira.


- Acho que ele está rendendo o que a gente espera dele. É um jogador com qualidade. Espero que continue mostrando isso - comenta o treinador.


Gabriel Barbosa Gabigol Santos Grêmio (Foto: Ivan Storti / Divulgação Santos FC)Gabriel festejando primeiro gol no time profissional, contra o Grêmio (Foto: Ivan Storti / Divulgação Santos FC)


Claudinei Oliveira, porém, não assegura a titularidade ao jovem atacante e explica os motivos.


- Dizer que é titular absoluto é prematuro. O Neilton era titular absoluto e deu uma oscilada. Gabriel pode oscilar daqui a um tempo. A gente vai trabalhá-lo, dar moral para ele jogar. O dia que a gente achar que ele tem que ficar fora, ele vai ficar também.


Gabriel Barbosa, atacante do Santos (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)A cabeça dos cortes estilosos ainda está no Santos

(Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)


Por enquanto, nada de Europa


Ao contrário de boa parte dos garotos da sua idade, que sonham com transferências milionárias para o futebol europeu, Gabriel ainda não pensa em se mudar para o Velho Continente. Para ele, o momento é de seguir pensando no Santos, seu time de coração - e paixão também da maioria da família.


- Estou muito feliz por esse momento. Ter oportunidade para jogar. (O aniversário) vai ser especial e espero completar muitos aniversários jogando pelo Santos.


Embora garanta que pretende ficar na Vila Belmiro, Gabriel sabe que já vem sendo monitorado pelos gigantes do futebol europeu. Não à toa ele foi incluído na transação que levou Neymar ao Barcelona: o clube espanhol desembolsou € 8 milhões (cerca de R$ 25 milhões) pela prioridade da compra de Gabriel e dos também garotos Victor Andrade e Giva.