terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Comece a acreditar: A camisa da sorte de Pelé, os rituais de Loco Abreu e apostas barbadas


Como lendas colocam fim à má fase, superstições no chuveiro e pêlos faciais são os destaques do mais novo artigo na série que descreve o extraordinário poder de acreditar


Pelé: Inútil sem a sua camisa da sorte

Em meados dos anos 60, a lenda do Santos e da Seleção Brasileira, Pelé, não conseguia entender o motivo de ter caído de rendimento. Depois ele se tocou: obviamente foi porque ele havia dado a sua camisa da sorte a um torcedor do Santos. A peça foi localizada e devolvida ao Rei, e, como num passe de mágica, Pelé voltou à sua típica forma espetacular. Há um pequeno porém na história: na verdade, o detetive de camisa de Pelé apenas entregou a ele a camisa que ele havia usado na partida anterior.


“Eu fico com esse chuveiro e esse sabonete também”


No Brasil, os jogadores do Botafogo nunca conseguiram entender por que o atacante Sebastian 'Loco' Abreu sempre corria para os chuveiros depois das partidas nas quais ele havia marcado. A razão é simples: o supersticioso artilheiro acreditava que precisava do banho exatamente no mesmo lugar, todas as vezes. Se o local estivesse ocupado por outra pessoa, Abreu esperava nervoso até que seu companheiro tivesse acabado de se lavar - ou simplesmente atirava o jogador em outro chuveiro.




A rotina de banhos de Loco Abreu




Blades perdem para a lâmina

Quando o Sheffield United começou a sua campanha na FA Cup em janeiro de 1993, o atacante Alan Cork fez uma promessa de não se barbear até que a participação dos Blades na competição acabasse. A decisão se provou muito errada, especialmente porque o United chegou até a semifinal, em abril, contra o rival local Sheffield Wednesday. Àquela altura, seus pêlos faciais embolados e grisalhos já haviam crescido até a altura de um arbusto. Cork disse: "Espero que, depois de hoje, eu tenha motivos para deixar a barba crescer por mais algumas semanas." Tristemente, Cork teve de cortar sua barba antes do que gostaria, depois do Wednesday fazer 2 a 1 e sair vencedor. Mas pelo menos ele marcou o gol de consolação diante de centenas de torcedores dos Blades usando barbas falsas.


Junte-se à discussão sobre inacreditáveis histórias sobre acreditar em #startbelieving, ou, para mais informações sobre a PUMA, visite: http://ift.tt/1cPS9b9