Neilton pode ir para o Botafogo (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Divulgação Santos FC)
Depois de Willian José, Neilton é o próximo jogador do Santos que pode reforçar o Botafogo em 2014. Vinculado ao Peixe até o fim de abril, o atacante interessa ao clube carioca, que já fez uma consulta formal à diretoria santista. Hamilton Bernard, novo empresário da promessa, aguarda uma resposta do Alvinegro Praiano para negociar o garoto com o time de General Severiano, que terá a Taça Libertadores como principal compromisso na temporada.
Autor de quatro gols em 19 jogos com a camisa do Santos, Neilton foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior e da Copa do Brasil Sub-20 em 2013. No final da temporada, porém, caiu de produção e perdeu espaço no time profissional com o treinador Claudinei Oliveira. Depois de encerrar o ano em baixa, o garoto quer garantias de que será aproveitado por Oswaldo de Oliveira para seguir na Vila Belmiro.
- Não tem nada (certo com o Botafogo). O Santos apenas conversou com o Botafogo, que havia feito uma consulta no início da semana. Mas já pedi ao André (Zanotta, superintendente de futebol do Alvinegro Praiano) para checar com o Oswaldo (de Oliveira, novo técnico santista) se ele tem interesse em utilizar o jogador. Se não tiver interesse, vamos procurar um novo clube para o Neilton - comenta Hamilton Bernard.
Enquanto não decide seu futuro, Neilton segue treinando com o elenco sub-20, que disputará a Copa São Paulo de Futebol Júnior em janeiro e cuja estreia está marcada para o próximo domingo, contra o Alecrim, do Rio Grande do Norte, na Vila Belmiro. Embora garanta que o atacante está concentrado na Copinha, Hamilton Bernard admite que o Botafogo não é o único interessado na revelação santista que já foi chamada de "Novo Neymar" pela imprensa inglesa.
- Maduro e de agente novo, Neilton descarta Copinha como retrocesso
- Com futuro incerto no Santos, Neilton é destaque em pré-lista da Copinha
- Pepinho espera contar com Neilton na Copinha: 'No dia a dia, é sensacional'
- Neilton revela admiração pela torcida do Botafogo e ansiedade por acerto
- Além do Botafogo, há clubes de fora do país interessados, mas não há interesse nosso de negociá-lo com o futebol do exterior - assegura.
A ideia inicial de Hamilton Bernard é desenvolver no Santos um projeto para Neilton mirando os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. O empresário avalia que mais tempo no Brasil pode ser importante para o amadurecimento do jogador.
- A primeira coisa que fiz quando comecei com o Neilton foi procurar o Santos e saber se eles queriam ficar com o jogador. O Neilton quer ficar, gosta muito do clube, e minha ideia é que ele fique. Nossa ideia é focar no Brasil, e a prioridade é o Santos. E, por ele ainda ter 19 anos, seria o momento para amadurecer, disputar mais vezes o Brasileirão. Não vamos queimar etapas. O ano (2013) foi produtivo para ele, e os próximos podem ser ainda melhores.