segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Armandão: artilheiro do Brasileirão, Éderson é o craque da rodada#16


De reserva do Atlético-PR a artilharia do Brasileirão: o domingo de Éderson foi o melhor possível. Marcelo, que seria o titular, sentiu dores na coxa e foi vetado pelo departamento médico. Éderson ganhou mais uma chance de provar seu valor e mostrou que pode estar entre os onze iniciais do Furacão. Se levar em consideração o que viu na partida diante do Botafogo, o técnico Vágner Mancini dificilmente não promoverá Éderson aos titulares. Foram dois gols marcados, chegando aos dez no Brasileirão, agora artilheiro do campeonato ao lado de William, da Ponte Preta. Pelo domingo de gala, ele recebeu nota 8,5, sendo o craque da 16ª rodada.


O fim de semana também marcou o fim do jejum do São Paulo no campeonato. O Tricolor Paulista venceu o Fluminense por 2 a 1, com uma participação decisiva do meia Paulo Henrique Ganso . Ele reviveu os tempos de grandes atuações pelo Santos e foi o principal jogador da equipe, inclusive com uma bela assistência para o gol marcado por Luís Fabiano. Vale ainda destacar a participação do lateral Sueliton na vitória do Criciúma sobre o Coritiba. Ele marcou um gol, deu passe para outro, e saiu como melhor em campo, avaliado com nota 8,0.


Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 40% dos jogos no Brasileirão - 16 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem relação com o Cartola FC.


Seleção da rodada 16 Brasileirão 2013 (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)


GOLEIRO


Substituto de Victor, suspenso, Giovanni pode não ter feito os milagres do titular na Libertadores. Porém, as três boas defesas do goleiro salvaram o Galo de um resultado adverso em pleno Horto contra a Portuguesa. A melhor delas, sem dúvidas, foi na cobrança de falta de Souza (veja no vídeo ao lado). A bola ia na gaveta, mas lá estava o arqueiro para voar e salvar um gol certo. Sem culpa na única bola que parou na rede do Atlético-MG, ele recebeu nota 7,0, e foi o melhor da posição na rodada. Outro a se sair bem foi seu adversário deste domingo. Lauro teve grandes intervenções e impediu uma vitória mais fácil do Galo.


LATERAL-DIREITO


Quando o lateral-direito rouba a cena e é o melhor em campo, é preciso uma atenção um pouco maior a ele. Sueliton, do Criciúma, fez uma partida memorável e praticamente "deu" a vitória ao Tigre sobre o Coritiba. No ataque, foi peça-chave, marcou um gol (veja o vídeo ao lado) e ainda deu assistência para outro, o de Fabinho. Além de tudo, teve grande exibição defensiva, com bom posicionamento em seu setor, além de conseguir algumas roubadas de bola. Inclusive, foi desta forma que surgiu o lance de seu gol. Com isso, recebeu nota 8,0, a melhor de jogadores da sua posição na rodada.


ZAGUEIROS


Luiz Alberto fez uma grande partida, talvez uma de suas melhores com a camisa do Furacão. Salvou uma cabeçada de Vitinho que ia na direção do gol e ainda conseguiu ótimos desarmes, se posicionando com perfeição nos lances de ataque do Botafogo. Foi peça importante em conseguir que o time de Seedorf e companhia não fizesse gols e, com isso, foi avaliado com 7,5. Outro a se sair bem e receber a mesma nota foi Dedé . Depois de vacilar feio na Copa do Brasil contra o Flamengo, ele se recuperou com uma atuação sólida e um belo gol de cabeça diante da Ponte Preta (veja no vídeo ao lado).


LATERAL-ESQUERDO


Um dos protagonista na partida que encerrou o jejum de vitórias do São Paulo, Reinaldo foi melhor lateral-esquerdo do fim de semana. Além de marcar um belo gol, o segundo da equipe (veja no vídeo ao lado), ele ainda teve uma atuação destacada defensivamente. Deu poucas chances para Igor Julião conseguir chegar ao ataque e deu muito trabalho pelo seu setor quando chegou á frente. Com isso, recebeu nota 7,5. Outros jogadores da posição que tiveram destaque na rodada foram William Matheus, do Goiás, e Alex Telles, do Grêmio. Ambos foram avaliados com 7,0.


VOLANTE


Uma atuação defensiva muito sólida e a coroação com um golaço. Hélder foi um dos destaques do Bahia na vitória sobre o Náutico, recebendo nota 7,0 dos avaliadores. O volante conseguiu três roubadas de bola, formou bem o meio-campo defensivo do Tricolor, dando poucas chances ao Timbu de chegar à frente e, além disso, mandou uma bola na gaveta, deixando Ricardo Berna sem reação, quando abriu o placar da partida (veja no vídeo ao lado). Outros dois jogadores se saíram bem na posição: Bruno Henrique, da Portuguesa, que também marcou um gol, e Ramiro, do Grêmio.


MEIAS


O meio-campista Paulo Henrique Ganso foi o grande regente da vitória do São Paulo sobre o Fluminense. Chamou a responsabilidade, pediu bola, deu passes precisos e comandou a equipe. Com inteligência, buscou o espaço vazio para receber a bola e dar assistência para Luis Fabiano marcar o primeiro gol do Tricolor na partida. O camisa 8 lembrou as boas atuações que teve com a camisa do Santos ao lado de Neymar, e recebeu nota 8,5. Completa o meio-campo da Seleção da Rodada, o argentino Dátolo . Ele entrou no segundo tempo e incendiou a partida entre Atlético e Portuguesa, marcando o gol que deu a vitória ao Galo já perto do fim do confronto (veja no vídeo ao lado). Com isso, recebeu 7,5. Vale destacar ainda as boas performances de Montillo (Santos), D'Alessandro (Internacional) e Moisés (Portuguesa).


ATACANTES


Walter voltou a aprontar das suas. Desta vez, a vítima foi seu clube formador, o Internacional. Diante do Colorado, o atacante do Goiás não se intimidou e, mesmo sem marcar gols, foi o grande destaque da equipe. Viveu um dia de garçom e deu passes para seus companheiros mandarem duas bolas na rede do adversário (veja no vídeo ao lado o gol de Renan Oliveira, com passe do camisa 18). Com isso, recebeu nota 7,5 dos avaliadores. Completam o ataque a dupla do Atlético-PR. Dellatorre e Éderson infernizaram a defesa alvinegra. O primeiro deu duas assistências, justamente para os gols do companheiro, que deram a vitória ao Furacão. O garçom recebeu nota 8,0 e o artilheiro foi avaliado com 8,5, sendo considerado o melhor da 16ª rodada.