Aos 23 minutos do segundo tempo da partida entre Santos e Corinthians, na última quarta-feira, na Vila Belmiro, durante clássico pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, o atacante santista Neilton, de 19 anos e 1,66m, encarou o zagueiro corintiano Gil , de 26 anos e 1,92m. Mesmo sendo mais jovem e 26 centímetros mais baixo que o rival, o garoto do Peixe não se intimidou ao ser "peitado" pelo corintiano. A discussão acabou provocando as expulsões de Willian José e Paulo André (confira o lance no vídeo ao lado).
A postura do camisa 11 foi elogiada por um ídolo santista famoso por não levar desaforos para casa: Serginho Chulapa. Questionado sobre a atitude de Neilton, o ex-atacante destacou a personalidade do santista e brincou quanto à forma como iria reagir se estivesse no lugar do novato.
- Acho que todo mundo sabe o que eu faria (risos). Hoje, acho que teria que pensar duas vezes. Na minha época, era só uma câmera. Agora, são trinta (risos). Mas acredito que o Neilton teve personalidade. Isso é legal, faz bem. Não se intimidou. Claro que não pode ser sempre assim, mas como o Gil começou, Neilton bateu de frente, olho no olho - disse.
Neilton encara Gil e ganha elogios de Chulapa: 'Bateu de frente' (Foto: Ivan Storti / Divulgação Santos FC)
Chulapa também aprovou a reação do elenco santista poucos dias após a goleada sofrida para o Barcelona. O ex-jogador gostou da maneira como o Peixe se portou no clássico e fez elogios ao trabalho de Claudinei Oliveira, que assumiu o time depois da queda de Muricy Ramalho, no final de maio.
- Confusão e expulsões agitam clássico; Neilton e Gil trocam farpas
- Santistas se dividem entre novo técnico e manutenção de Claudinei
- Claudinei festeja atuação no clássico: 'Podemos andar de cabeça erguida'
- Aquela goleada (8 a 0 para o Barcelona) foi triste, mas a gente administra. Contra o Corinthians, o time foi bem para caramba. Pensaram que o Santos iria levar uma pancada, mas teve personalidade contra a melhor equipe do Brasil, junto do Atlético-MG. O trabalho do Claudinei tem sido muito bom. Não pode ser questionado por aquela catástrofe na Espanha. Com essa mescla dos jovens com os mais experientes, a tendência é subir e melhorar - declarou, defendendo a permanência do treinador no comando santista.
- Eu o manteria sim. É um cara da casa, da cidade. Os outros (Abel Braga e Ney Franco, técnicos estudados pelo Santos) também são grandes treinadores, mas o Claudinei está fazendo um bom trabalho - concluiu.
Serginho Chulapa defende a permanência de Claudinei no comando santista (Foto: Lincoln Chaves)