domingo, 11 de agosto de 2013

No reencontro com Montillo, Raposa joga pela ponta, e Peixe, pela reação


Montillo, treino do Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)Montillo vai se reencontrar com o Cruzeiro

(Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)


A partida entre Cruzeiro e Santos, neste domingo, às 16h (de Brasília), no Mineirão, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, marcará o reencontro do meia Montillo com o torcedor celeste. E não parece que será um reencontro amigável. Ídolo do torcedor nos últimos anos, o argentino passou de herói a vilão ao trocar a Raposa pelo Peixe. Parte da torcida ficou magoada, tanto que manifestações em redes sociais falam até em jogar moedas no argentino. O time mineiro pretende se antecipar e fará campanha pelo bom comportamento nas arquibancadas. Mas não pretende aliviar dentro das quatro linhas.


Líder do Brasileirão e embalado, o Cruzeiro quer manter a ponta e o bom retrospecto no Mineirão. Enquanto isso, o Santos, ainda em crise após, a goleada sofrida para o Barcelona, se apega à boa partida realizada contra o Corinthians, na última rodada do Brasileirão. O vexame ainda incomoda, mas bater a Raposa em Minas seria um passo rumo ao principal objetivo: reagir.



Na última rodada, o Cruzeiro venceu o Criciúma, fora de casa, por 2 a 1. Com 24 pontos, o time é vice-líder, atrás apenas do Botafogo, que tem 25. Já o Santos é apenas o 14º colocado, com 13 pontos. O empate no clássico não ajudou muito na classificação, mas trouxe mais confiança ao elenco.


A TV Globo transmite a partida, ao vivo e em alta definição, para São Paulo, Minas Gerais (exceto Belo Horizonte), Rio Grande do Sul, Curitiba, Goiás, Pernambuco, Ceará e Tocantins. O PremiereFC 5, pelo sistema pay-per-view, exibe o confronto para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM, em Tempo Real e com vídeos exclusivos, acompanha todas as emoções do jogo, a partir das 15h30m.


header as escalações 2


Cruzeiro: o técnico Marcelo Oliveira tem uma dúvida para o jogo. Ele não definiu o substituto de Éverton Ribeiro, suspenso, e, pelo pouco tempo para treinar, deverá levar o mistério até os vestiários. Martinuccio é o mais provável, mas Lucca e Willian correm por fora. Por outro lado, o volante Nilton retorna, após ser poupado contra o Criciúma. O Cruzeiro deverá ter Fábio; Mayke, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton, Souza, Martinuccio (Lucca) e Ricardo Goulart; Luan e Vinícius Araújo.


Santos: assim como fez contra o Corinthians, Claudinei Oliveira utiliza todas as armas que pode para vencer e esconde o time titular. Willian José, suspenso, não joga. Thiago Ribeiro, ainda fora de forma, deve seguir como opção, e Giva pode ganhar outra chance. No meio de campo, o volante Alison disputa vaga com o meia Leandrinho. Resta saber se Claudinei vai soltar mais o time, ou ainda seguirá cauteloso após o vexame na Espanha. O veterano Léo será poupado e dará lugar a Mena. O time deverá ter Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Durval e Mena; Arouca, Alison (Leandrinho), Cícero e Montillo; Neilton e Giva.


quem esta fora (Foto: arte esporte)


Cruzeiro: em relação ao último jogo, a única ausência será Éverton Ribeiro, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Fora isso, apenas Dagoberto e Júlio Baptista não estão à disposição do técnico Marcelo Oliveira. O primeiro foi liberado do departamento médico, mas ainda está em fase de transição. Já Júlio Baptista, contratado recentemente, aprimora a parte física.


Santos: o time tem apenas uma problema, já que William José está suspenso e não joga.


header pendurados (Foto: ArteEsporte)


Cruzeiro: Bruno Rodrigo, Leandro Guerreiro, Luan, Mayke e Tinga.


Santos: Arouca, Cicinho, Durval e Rafael Galhardo.


header o árbitro (Foto: ArteEsporte)


Paulo Henrique Godoy Bezerra (SC) apita o jogo, auxiliado por Carlos Berkenbrock (SC) e Fabio Rodrigo Rubinho (MT). O árbitro já participou de três jogos: Portuguesa 1 x 1 Cruzeiro, Bahia 2 x 1 Goiás e Grêmio 0 x 1 Coritiba. Ele tem média de cinco cartões amarelos aplicados e não expulsou nenhum jogador. Ele não assinalou pênaltis e tem média de 41 faltas marcadas. O campeonato tem média de 4,2 cartões amarelos e 0,2 cartão vermelho. São 33,5 faltas e 0,2 pênalti por confronto.


header_estatisticas (Foto: arte esporte)


Cruzeiro: o time que mais marcou gols no campeonato (25) é também o que mais finaliza (média de 16,5 por jogo) e tem o 5º melhor aproveitamento de chutes a gol. A cada 7,9 finalizações, a equipe marca um gol, ou seja, um aproveitamento de 13% das bolas chutadas. O Cruzeiro está invicto como mandante no Brasileirão (5 vitórias e um empate) e atuará pela quarta vez no Mineirão no campeonato. Depois da reinauguração do estádio, a Raposa venceu todos os jogos que disputou lá.


Santos: o Peixe não tem sido um bom visitante neste Brasileirão. Em 4 partidas fora de casa, perdeu 3 e venceu apenas uma, contra o São Paulo, no Morumbi. Na história do confronto, o Santos leva ligeira vantagem diante do Cruzeiro em Campeonato Brasileiro, com 19 vitórias, 15 empates e 18 derrotas. A equipe foi a que menos cometeu faltas na competição (média de 12,8 por confronto) e pode ser uma das armas para não sofrer gols do Cruzeiro, que tem uma bola parada forte.


header_na_historia (Foto: arte esporte)


O Cruzeiro goleou o Santos, pelo placar de 4 a 0, no Mineirão, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro de 2008. Os gols foram marcados por Wagner, Maicosuel e Guilherme, que balançou as redes duas vezes. O Cruzeiro terminou uma sequência de quatro partidas sem vencer em confrontos contra o rival na competição nacional. Veja a ficha do jogo na Futpédia clicando aqui.