- Polícia apreende 300kg de drogas em galpão de organizada palmeirense
- Polícia procura responsáveis pela morte de torcedor santista em São Paulo
- Polícia encaminha pedido de prisão preventiva de invasores do CT do Corinthians
Uma noite que deveria ser de festa preocupa organizadores e a Polícia nesta segunda-feira. O desfile do Grupo 1 do Carnaval de São Paulo terá torcidas organizadas de três dos quatro maiores clubes do estado. Pouco mais de uma semana após um confronto e a morte do torcedor Márcio Barreto de Toledo, Independente e Torcida Jovem se reencontram no Anhembi, com um intervalo de poucas horas entre os desfiles e um temor por vingança.
Os desfiles começam às 20h. A Independente será a terceira das 12 escolas que vão se apresentar pelo Grupo 1. A Torcida Jovem será a oitava a entrar, já durante a madrugada. Entre as torcidas de São Paulo e Santos ainda há a Camisa 12, do Corinthians, quinta escola a desfilar.
O maior temor é por um novo confronto entre as uniformizadas de São Paulo e Santos, que brigaram na zona leste de São Paulo no domingo passado, dia de clássico entre as duas equipes. No incidente, o santista Márcio Barreto de Toledo foi abordado e espancado por cerca de 15 são-paulinos quando deixava a quadra da Torcida Jovem. Uma semana após o crime, ninguém foi preso.
A Camisa 12 também se envolveu em polêmica recentemente. A organizada teve dois integrantes presos há dez dias após a invasão ao CT Joaquim Grava, no início de fevereiro. Todos esses componentes preocupam a Polícia Militar, que terá efetivo reforçado no Sambódromo na noite desta segunda.
Outra escola de samba ligada a organizadas é a TUP, do Palmeiras, que desfila na madrugada de domingo para segunda pelo Grupo 2 (equivalente à quarta divisão do Carnaval de São Paulo). Na sexta-feira, a Polícia Federal apreendeu 300kg de drogas no galpão utilizado pela organizada. Foram encontradas cocaína e pedras de crack no local.
Durante o fim de semana, outras escolas ligadas a torcidas desfilaram no Sambódromo. Pelo Grupo Especial, Gaviões da Fiel (Corinthians) e Dragões da Real (São Paulo) se apresentaram em dias diferentes. Neste domingo, a Mancha Verde (Palmeiras) desfila pelo Grupo de Acesso.
Gaviões da Fiel, uma das organizadas do Corinthians, desfilou no sábado no Anhembi (Foto: Marcos Ribolli)